quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Tempo favorece observação de eclipse

ASTRONOMIA: Pelo menos 200 pessoas acompanharam ontem à noite o fenômeno de telescópios instalados no Alto da Sé, em Olinda


O primeiro eclipse total da lua em 2008, ontem à noite, foi um presente para astrônomos e curiosos. Tudo ajudou: o bom tempo, o horário, a posição do astro no céu de Pernambuco. A partir das 22h35, as primeiras imagens da sombra do sol em nosso satélite natural já podiam ser vistos a olho nu. Quase 200 pessoas foram até o Observatório Astronômico de Olinda, no Alto da Sé, para assistir ao espetáculo com a ajuda de telescópios colocados à disposição da população desde as 17h.

O ápice do espetáculo natural começou à 0h01 de hoje e durou aproximadamente 30 minutos. Durante este tempo, a lua esteve totalmente coberta pela sombra do sol. Os astrônomos, no entanto, puderam observar os primeiros sinais do eclipse já a partir das 21h35. "Essa é a fase da penumbra. Não é possível notar a olho nu, mas já se observa por telescópio uma diferença bem pequena na intensidade do brilho da lua, que diminui nessa fase", explicou o coordenador de astronomia do Espaço Ciência.

Já que a Torre Malakoff está em reforma, o Espaço Ciência montou o centro de observação no Alto da Sé. O telescópio maior localizado na cúpula do observatório de Olinda estava disponível para visitantes, além de cinco outros instrumentos instalados na área externa. Os equipamentos e os técnicos ficaram no local até o fim do eclipse, por volta das 2h de hoje.

O último eclipse lunar total aconteceu em fevereiro do ano passado, mas não teve as mesmas características do evento de ontem. "Aqui nós simplesmente não conseguimos assistir por causa da nebulosidade. Nas mesmas condições de hoje (ontem), só tivemos um eclipse assim em 2004", contou o professor Fábio Araújo.

No dia 16 de agosto, outro eclipse lunar total poderá ser visto do Recife. Mas o professor nem se anima. "Não será como este que estamos vendo hoje (ontem). A diferença é que a lua já aparecerá no horizonte eclipsada, então não poderemos observar todas as fases do evento como pudemos hoje".

http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/21/urbana16_0.asp

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: