quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Homem da Meia-Noite na Casa da Cultura


Alane Lira

Nesta sexta-feira (13), a Casa da Cultura de Pernambuco recebe um convidado ilustre: o Homem da Meia-Noite. Acompanhado de orquestra de frevo e passistas, o boneco gigante se apresenta na programação especial do espaço para o Carnaval. A ação é promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e irá contar com mais de 40 atrações de Pontos de Cultura do Estado, até 20 de fevereiro.


Homem da Meia-Noite (bloco) - Patrimônio Vivo de Pernambuco

Criado em 2 de fevereiro de 1932, o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite é uma das mais antigas e respeitadas agremiações a circular nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. Conhecido pelo boneco gigante do Carnaval pernambucano, O Homem da Meia-Noite é, na verdade, um calunga – personagem místico do candomblé, também presente no maracatu nação ou baque virado.

O gigante (com quase 4 metros de altura e 50 kg) abre oficialmente o Carnaval olindense há quase 80 anos, sempre à meia-noite do sábado de Zé Pereira. O bloco foi fundado por Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz, Cosme José dos Santos, Manoel José dos Santos e Eliodoro Pereira da Silva, a partir de uma dissidência entre os diretores da Troça Carnavalesca Mista Cariri, de 1912, que desfilava aos domingos de Carnaval.

A criação do primeiro calunga foi idéia do músico Benedito Bernardino da Silva, que o fabricou juntamente com dois marceneiros do bairro do Bonsucesso, em Olinda, onde funciona a sede do clube. Nos primeiros desfiles, um bairro diferente da Cidade Alta era escolhido como ponto de partida para a folia. Nas saídas, sempre presentes uma chave prateada e um enorme relógio marcando 0h, marcas registradas da agremiação.

Durante 57 anos, O Homem da Meia-Noite foi carregado pela mesma pessoa, o bonequeiro Cidinho, um senhor que nunca se intimidou com o peso ou com o calor no interior da roupa de gigante, na qual a temperatura vai além dos 40ºC. Há cerca de 17 anos, esse posto foi assumido por Pedro Garrido.

O Homem da Meia-Noite é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Governo de Pernambuco desde 2006. A sede do bloco fica em frente a Igreja de Nossa do Rosário dos Homens Pretos, no Bairro do Bonsucesso, no sitio histórico de Olinda.

Contato: (81) 3429-1326 e 8773-1964 (Luiz Adolpho, atual presidente). Rua do Bonsucesso, 132, Bonsucesso, Olinda/PE, CEP 53240–015. Site oficial: www.homemdameianoite.

http://www.nacaocultural.pe.gov.br/homem-da-meia-noite-bloco-patrimonio-vivo-de-pernambuco

.

Nenhum comentário: