terça-feira, 7 de abril de 2009

PE-15: 15 anos integrando vidas



Depois de uma década e meia, usuários ainda reclamam em relação a locomoção entre os bairros de Paulista.

J. Vicktor Tigre

Localizado no bairro de Jatobá, em Olinda, o Terminal Integrado da PE – 15 foi inaugurado como o primeiro passo para o projeto do Sistema Estrutural Integrado do Recife. Após completar 15 anos o terminal ainda não consegue superar alguns problemas na sua estrutura, obtendo deficiências tanto nos horários das linhas alimentadoras como também nos espaços públicos como banheiros e lanchonetes.

Para Gildeberto Alves, estudante de medicina, 25, morador do Nº398 na Rua 36 no bairro de Maranguape II afirma: “Existem poucas linhas que atendem a área da PE-22, tudo bem que estão começando a fazerem o terminal lá, mas para mim seria mais viável e rápido uma linha integrando o meu bairro com a PE-15”. Apesar de circularem 12 linhas, muitos transeuntes reclamam em relação aos horários das linhas alimentadoras, entre as quais duas linhas Radiais (900 - PE-15(Rua do Sol) e 915 - PE-15 (Prefeitura do Recife), três linhas Perimetrais (050 - PE-15./ BOA VIAGEM; 913 - PE-15 /JOANA BEZERRA e 914 - PE-15 / AFOGADOS) e as linhas alimentadoras (923 - PE – 15/ Cidade Tabajara; 931 - PE – 15/ Jardim Paulista Baixo; 932 - PE – 15/ Jardim Paulista Alto; 934 - PE – 15/ Arthur Lundgren I; 941 - PE – 15/Arthur Lundgren II; 935 - PE – 15/ Paratibe; 937 - PE – 15/ Paulista Nobre e 943 - PE – 15/Mirueira).

“Moro a mais de 20 anos em Paratibe, e nunca tive problemas em ir para a cidade” declara o aposentado, Ivanildo Batalha, morador do Nº115C, na Rua do Córrego da Areia, em Paratibe.

Em relação aos banheiros, existe uma carência muito grande na manutenção, demonstrando em suas dependências, piso molhado, infiltrações e até portas arrancadas. “Para quem usar o transporte público, é uma vergonha ter que utilizar o banheiro nessas condições” reclama desempregada, Ana Lúcia da Silva.

O comércio no terminal da PE-15 é intenso, existindo desde quiosque até uma pequena assistência para vendas e consertos de celulares. “Estou aqui já faz 5 anos, o nosso faturamento é regular, pois como a integração fica em um local muito movimentado, algumas pessoas não se alimentam o que termina me dando o pão de cada dia”, responde a autônoma e proprietária de um dos quiosques, D. Vera Muniz, 34 anos e moradora do numero 335 da Avenida Pedro Álvares Cabral, em Jd. Atlântico em Olinda. Ainda segundo Vera: “Um dos maiores problemas que tenho aqui é em há falta de segurança fora do terminal, pois em tempos e tempos, alguns malandros quebram as lâmpadas do lado de fora, deixando tudo escuro e perigoso” explica à autônoma.

Segundo a o Consórcio da Grande Recife até o ano que vem, o terminal da PE-22 vai está operando, interligando as linhas dos bairros de Maranguape I, Maranguape II, Jaguarana e Engenho Maranguape ao terminal da PE-22, onde vai ter uma linha especial para a PE- 15. Até o final dessa edição, não obtemos nenhuma resposta da Secretária de Defesa Social (SDS) em relação aos constantes assaltos, e nem também obtivemos informações da Celpe em relação às trocas das lâmpadas quebradas no lado externo do Terminal Integrado de Passageiros da PE-15.

.

Nenhum comentário: