A rede atacadista (do Grupo Wal-Mart) é voltada para as classes C, D e E, com foco em pequenos estabelecimentos. Obra deve ser entregue em dezembro
Felipe Lima
flima@jc.com.br
A primeira loja da bandeira Maxxi Atacado em Pernambuco será em Olinda. Pertencente ao grupo americano Wal-Mart, trata-se de um atacado voltado para as classes C, D e E, com foco em compradores donos de pequenos estabelecimentos varejistas, muito diferente do Sam’s Club, cujo público-alvo é o consumidor comum que integra as faixas de renda A e B.
O investimento na unidade é de R$ 45 milhões, segundo havia anunciado o presidente do Wal-Mart no Brasil, Héctor Núñez, no final do ano passado, e confirmado em meados de 2009 ao garantir que os investimentos programados pelo grupo para este ano não sofreriam redução, mesmo diante dos reflexos negativos provocados pela crise econômica mundial. A construtora Conic & Souza Filho, contratada para o serviço, confirmou que a previsão de entrega do empreendimento é para o começo de dezembro.
O terreno onde será construída a primeira loja da Maxxi no Estado fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, no bairro de Casa Caiada, em frente ao antigo hotel Quatro Rodas. A área é conhecida na cidade. Por muito tempo havia um litígio acerca de sua titularidade – chegou-se a considerar que ela seria parte integrante da avenida –, por isso nunca tinha sido ocupada. Algum tempo depois começou-se a especular que um Hiper Bompreço iria se instalar na área, o que não se confirmou e a unidade terminou sendo construída em Bairro Novo.
Por isso, a expectativa da população era que fosse erguida uma loja do Grupo Wal-Mart a área. Até então, o terreno só havia servido de palco para diversos circos armarem seus picadeiros, dentre eles o de Beto Carreiro.
As obras de terraplenagem começaram no final da semana passada. Segundo informações da Conic, a loja terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída. Mesmo assim não chegará a ocupar toda a extensão do terreno, pois parte dele é de preservação ambiental.
A bandeira Maxxi é mais uma a entrar na briga pelo mercado de atacado em Pernambuco, inserindo o Wal-Mart definitivamente no ringue. Vai disputar um lugar ao sol com as duas maiores redes no Brasil: o Carrefour, que controla o Atacadão, loja que se alinha ao perfil de “atacarejo” (misto de atacado com varejo), e o Pão de Açúcar, que anunciou investimentos para trazer a Assai para o Estado. Essa também faz parte do grupo de lojas que operam com vendas de produtos em grandes e pequenas quantidades.
A previsão de empregabilidade de uma loja Maxxi gira em torno de 100 funcionários. A bandeira pertencia ao grupo português Sonae. Em 2005, o Wal-Mart desembolsou cerca de R$ 1,7 bilhão para adquirir as 140 lojas do grupo, detentor ainda das bandeiras Nacional, BIG e Mercadorama, que tinham presença destacada no Sul do País.
Jornal do Commercio
OLINDA URGENTE - MAIS DE 180.000 ACESSOS E 3.100 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.
Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com
.
E Eu que pesnsei que iria ser um shopping...
ResponderExcluirO que vai vender mesmo essa loja??
Ana
ResponderExcluiro Maxxi eh um supermercado que vai vender produtos normais que nem no bompreco, mas no atacado, na caixa, no fardo, entendeu, nada em produto solto.