Moradores e motoristas que passam por uma das avenidas mais movimentadas de Olinda não conseguem se entender quando o assunto são as lombadas colocadas na pista. Os moradores dizem que as lombadas reduziram os acidentes na área. Os motoristas se queixam que elas são mal sinalizadas e podem causar acidentes.
“Chegando a Olinda, numa curva, você é surpreendido pelo aviso de uma lombada, em cima da lombada. Esse aviso deveria ser antes”, pensa o advogado Carlos Alberto Lopes. O motorista deixa a PE-15 e segue pela Avenida Chico Science, uma das principais vias da cidade.
“Pega a gente de surpresa. Uma vez eu já cai na primeira lombada. E é até perigoso, que é bem na curva. Se você frear, pode até causar um acidente, por causa da lombada”, confirma o aeroportuário Felipe Souza Santos.
Ao longo de um quilômetro da Chico Science existem quatro lombadas, cada uma com 3,7 metros de largura e dez centímetros de altura, de acordo com os engenheiros da prefeitura.
“Do jeito que fizeram essas quatro lombadas, aqui desse lado, direito no caso, tinha que ser o mesmo no lado oposto porque evitaria mais acidentes de um lado ou de outro”, diz o pintor de autos Edmilson José Ferreira.
O Código Brasileiro de Trânsito determina que a velocidade máxima em avenidas deve ser 60 quilômetros por hora. A vendedora Joyce da Silva trabalha, há dois anos, numa loja que fica próxima ao local. Ela diz que não consegue lembrar o número de acidentes que já presenciou.
“Eram muitos acidentes. Com a lombada melhorou muito. Porque tinha muito acidente, muita morte”, conta. Segundo ela, desde que as lombadas chegaram, o comportamento dos motoristas mudou. “Agora não tem mais esse negócio de pega, eles passam tranqüilos por aqui... Melhorou muito”, completa Joyce.
Apesar dos pontos positivos citados pela vendedora, o segurança Bartolomeu de Oliveira, morador da área, reclama de quando precisa chegar ao outro lado da avenida. “Falta a faixa de pedestre, Botaram uma lombada errada, em cima do semáforo, e ninguém obedece. Se com faixa já é difícil, sem a faixa, então, pior ainda”, alega.
No sentido PE-15, o sonoplasta Isaias Lima também não encontra a faixa de pedestre. “É uma falta de respeito. Nós pagamos os nossos impostos e nós temos o direito de ter melhores condições para poder atravessar a avenida”, critica.
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
A responsável pelo Departamento de Engenharia de Tráfego de Olinda, Karla Leite, explica que as lombadas foram instaladas para atender a um pedido dos moradores.
Um estudo prevê ainda a instalação de quatro lombadas eletrônicas na Avenida Chico Science: duas de cada lado da via. Assim, as que foram feitas na pista poderiam ser retiradas.
De acordo com Karla Leite, o departamento aguarda o fim de uma licitação para executar o projeto. Sem data para execução, outra medida deve ser adotada nos próximos meses.
“O que a gente pode fazer é promover uma sinalização horizontal, que é pintada na via. Mas eu não sei quando poderemos fazer isso porque falta recurso e, inclusive, há outros locais de Olinda que precisam mais de sinalização”, disse.
“O problema também é que o usuário, muitas vezes, não respeita a sinalização e uma lombada que deveria evitar acaba causando acidente”, conclui.
Para Antônio Flávio, professor de Engenharia de Tráfego, apenas uma sinalização clara pode realmente reduzir os acidentes. “A sinalização não pode deixar a menor margem de dúvida. O motorista tem de ver essa sinalização, perceber de longe para tomar alguma atitude”, afirma.
“Muitas vezes, se não houver isso, uma lombada que é para reduzir acidente, realmente acaba causando acidentes”, confirma o professor.
da redação do pe360graus.com
http://pe360graus.globo.com/
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