quarta-feira, 9 de julho de 2008

Encontro discute direitos das mulheres de terreiros

Do JC OnLine

Acontece a partir desta quinta-feira (10), em Olinda, no Grande Recife, o I Encontro das Mulheres de Terreiro - Àpejo Ekeji Obírin N'ilé. O evento será realizado no Auditório do Nascedouro de Peixinhos e segue até sábado (12). O encontro tem como objetivo contribuir para a efetivação de políticas públicas voltadas para a realidade das mulheres de terreiro, além de promover a articulação delas na resistência e no fortalecimento das religiões de origem africana.

Durante o encontro, serão discutidos assuntos relacionados ao preconceito e intolerância religiosa, violência psicológica e superação do sofrimento e danos psíquicos, além da relação com o meio ambiente e saúde. A questão do feminismo, relacionado aos princípios cristãos, como a submissão da mulher ao marido, proibição do aborto, dentre outros, também serão discutidos

A abertura do evento, que será às 9h30, terá a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, o prefeito do Recife João Paulo, a prefeita de Olinda Luciana Santos, representantes de instituições públicas, entidades da sociedade civil e religiosos de terreiros. A finalização dos trabalhos será marcada pela elaboração de duas cartas, sendo uma documento que contém princípios para ser utilizada dentro da Rede de Mulheres de Terreiro e outra uma declaração destinada à sociedade. As cartas serão também apresentadas às autoridades municipais, estaduais e federais.

A expectativa é de que mais de 200 mulheres de terreios participem do evento que é promovido pela Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco, com apoio do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, entre outras entidades.


http://jc.uol.com.br/tvjornal/2008/07/08/not_158137.php

Um comentário:

mema blum disse...

olá, estou indo de curitiba para Recife e chego no sábado, vocês sabem até que horas vai o evento? há um site com programação?
obrigada! Caroline