sexta-feira, 1 de junho de 2018

Faltam 16 médicos nos Postos de Saúde da Prefeitura de Olinda

“Faltam 16 médicos para atender os 39 Postos de Saúde em Olinda, tem unidade de saúde básica sem médico há três anos, como é o caso do Jatobá, bairro de Ouro Preto,” disse o vereador Jorge Federal durante audiência pública de apresentação do Relatório Quadrimestral da Secretaria de Saúde realizada, ontem (30/5), na Câmara Municipal de Olinda.

“As vagas de Olinda, no programa Mais Médicos do Governo Federal, estão bloqueadas desde 2016 e encontramos um déficit de 21 médicos no início da gestão, contratamos 11 novos médicos, mais seis já desistiram de trabalhar na rede de saúde da prefeitura por questões salariais,” disse Emília Gonzalez, secretária de Saúde da Prefeitura de Olinda.

Sem médicos

O morador Armando Bezerra, do bairro dos Bultrins, presente a audiência pública, confirmou a inexistência de médicos e reclamou da ausência das visitas da equipe do Programa de Saúde da Família – PSF. “Antes as equipes do PSF passavam nas casas do Bultrins, principalmente dos idosos, agora estamos há mais de um ano sem receber visita alguma,” disse Armando Bezerra.

A vereadora Graça Fonseca também alertou que o posto de saúde da Vila São Bento encontra-se sem médico. “Estive em postos de saúde em Águas Compridas, Bonsucesso, Alto Nova Olinda, Rio Doce e Ouro Preto, além de casos de falta de limpeza e higiene, constatamos também a ausência de médicos e dentistas,” disse o vereador Jorge Federal.

Por :Ivan Maurício

Câmara Municipal de Olinda

Nenhum comentário: