terça-feira, 28 de agosto de 2007

Comida com larvas no JC e Blog do Jamildo




O "Jornal do Commercio" e o "Blog do Jamildo"


deram destaque a denúncia dos profissionais


de saúde do Pronto Socorro de Olinda.
DEU NO "BLOG DO JAMILDO":
Por Diogo Menezes
Do Jornal do Commercio
Médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do Serviço de Pronto Atendimento Adulto (SPA 1), localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo, Olinda, no Grande Recife, reclamam da qualidade da comida que a prefeitura do município serve todos os dias. Ontem à noite, no horário do jantar, enfermeiros encontraram larvas de mosca (tapurus) em uma das quentinhas, em meio ao arroz branco e pedaços de galinha assada. Os funcionários, que não quiseram se identificar com medo de represálias, afirmaram que essa não foi a primeira vez que a comida do local apresentou falta de higiene.
“Já fizemos várias reclamações e a Prefeitura de Olinda não tomou nenhuma providência. Relatamos tudo no livro de ocorrências, na esperança que algo seja feito para melhorar a alimentação dos trabalhadores, mas não tem jeito. Não foi a primeira vez que recebemos comidas com larvas”, desabafou uma médica, enquanto mostrava um documento, datado de janeiro, em que os profissionais do SPA pediam à direção da clínica melhorias na alimentação. Os diretores do SPA são os responsáveis por levar as denúncias até a Secretaria de Saúde de Olinda. “Não faço questão de luxo, nem estou reivindicando comida diferente. Quero apenas uma alimentação saudável, sem tapurus”, completou.
Muitos trabalhadores do SPA disseram que preferem levar comida de casa para o trabalho. “É muito mais seguro e prudente trazer comida de casa. Damos um plantão de 12 horas. Inevitavelmente, sentimos fome durante o horário de trabalho, mas a alimentação, além de ruim, é pouca. Não temos direito a um pão, uma bolacha. É a quentinha e pronto”, reclamou outro médico, sem também se identificar.
Médicos e enfermeiros reclamaram também da falta de condições de trabalho no que diz respeito às instalações do prédio. Bebedouros quebrados e geladeiras e freezers enferrujados foram apenas alguns dos problemas mostrados pelos profissionais à reportagem.
"Trabalhamos desmotivados. Não temos condições dignas de trabalho. Me diga quem tem estímulo em trabalhar em um local como esse?”, indagou outro médico, enquanto mostrava as instalações da enfermaria. As paredes não tinham azulejo e os aparelhos de ar-condicionado estavam quebrados.
Através de sua assessoria de imprensa, o secretário de saúde de Olinda, João Veiga, informou que não sabia dos problemas enfrentados com a alimentação pelos funcionários do SPA 1 porque nenhuma denúncia formal foi feita na Secretaria de Saúde. Ele pediu aos trabalhadores que formalizem a denúncia para que as providências sejam tomadas. Veiga disse ainda que vai entrar em contato com a empresa responsável pelas quentinhas (ele não informou o nome) para saber o que está acontecendo com a alimentação.

Nenhum comentário: