quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Falta d'água atinge diversos bairros da cidade de Olinda

A falta d'água está atormentando moradores de vários bairros de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Eles dizem que estão, há dias, sem água nas torneiras para tomar banho, lavar a louça, ou cozinhar. Na primeira etapa do bairro de Rio Doce, o problema de abastecimento atinge os moradores das ruas B-17, B-18, B-19 e B-20. Quando a água aparece, chega sem força nenhuma às torneiras.

“Há cerca de 20 dias, toda a primeira etapa de Rio Doce, inclusive a área da beira-mar, está sem água. A gente tem ligado sempre para a Compesa e a cada vez é uma explicação diferente: problema no poço, na parte elétrica do poço, o nível baixo de água no sistema de Botafogo. Ninguém dá uma definição”, diz o motoboy Severino Ramos.

A aposentada Cleonice Alves também reclama. “A gente acaba comprando água mineral pra fazer tudo, cozinhar, tomar banho, lavar roupa e pagando a taxa da Compesa todo mês. Minha conta está em dia, não está atrasada não”.

Na avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, também em Rio Doce, a reclamação é a mesma. “Foram 11 dias sem água. Precisamos comprar água para abastecer, mas não deu. Numa época de verão, com muita gente em casa, acaba gastando muito. O comum nessa época é dois dias com água e dois dias sem”, informa o aposentado José Tavares da Silva.

O problema da falta d’água se espalha por outras localidades. Na Vila da Cohab, no bairro de Ouro Preto, a dona-de-casa Cândida Maria do Nascimento diz que ver a água pingando na torneira é coisa rara. “Faz três meses que está desse jeito. A gente inaugurou essa vila e nunca tinha passado por uma situação como essa”, queixa-se.

Para os moradores, é comum passar a noite acordados, de olho nas torneiras, para tentar guardar um pouco quando o abastecimento chega – mesmo que esteja escuro. “A gente tem algumas horas de água na madrugada. A gente passa a noite acordado para ver a hora que vai chegar e fazer como eu, que juntei dois baldezinhos de água hoje, eram 3h30 da manhã”, conta Sueli Regueira.

A Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa) informou que a falta d’água na primeira etapa de Rio Doce foi consequência da paralisação do poço localizado na rua 1. De acordo com a empresa, o problema foi resolvido e o abastecimento será normalizado até sábado (10).

Já a falta d'água em ouro preto ocorreu por causa de um equipamento quebrado na sub-adutora que abastece a área. O conserto será feito nesta manhã e o abastecimento deverá ser normalizado à tarde.

A Compesa informa também que o número 0800.081.0195 está à disposição da população, em todo o estado, para qualquer tipo de esclarecimento ou denúncia.





da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: