segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mulheres levam samba para ladeiras de Olinda

Do Jornal do Commercio

A sete semanas do Carnaval, a folia já começou em Olinda e com inovação. Aos olhos do anfitrião Alceu Valença, que estava na tarde desse domingo (4) na varanda de casa, no Sítio Histórico, desfilou o grupo As Sambadeiras, com cerca de 40 mulheres. A nova agremiação olindense nasce com a proposta de tocar sucessos da folia pernambucana e da música popular brasileira em ritmo de samba.

Julieta Pôrto, uma das diretoras do grupo, acredita que vai agradar os foliões, mostrando a mistura típica da amplitude cultural olindense e pernambucana. No arrastão desse domingo, que partiu depois das 17h do Mercado da Ribeira rumo à prefeitura, as meninas, o mestre Felipe França e três rapazes que apoiavam nos metais, tocaram sambas, Vassourinhas, o hino da troça Ceroulas, O amanhã (de João Sérgio e gravada por Simone) e Lilás (Djavan).

Por sinal, lilás e branco são as cores do grupo, formado por mulheres, em sua maioria, que já tocaram em grupos de percussão. As Sambadeiras (apelido de Samba de Ladeira) se juntaram em maio e a intenção é desfilar domingo e terça-feira de Carnaval, a partir das 14h, da Rua do Bonfim.

Além da novidade, o primeiro domingo do ano provou que Olinda faz a festa mais longa do País: casas com placas para aluguel no Carnaval, ensaios e foliões subindo e descendo as ladeiras, do Alto da Sé ao Varadouro. Na parte baixa, aliás, o Mercado Eufrásio Barbosa recebeu na tarde desse domingo o batuque dos Maracatus Nação Pernambuco e Camaleão.

“Todos os domingos estaremos aqui”, contou Kátia Paz, diretora do Camaleão. “Para minha alegria”, comentou a universitária Marília Santos, que é fã de maracatu e pretende passar o Carnaval em Olinda.




http://jc.uol.com.br/2009/01/05/not_188848.php

Um comentário:

Romero Barbosa disse...

Pessoal, o grupo Samba de Ladeira (carinhosamente apelidado de SAMBADEIRAS) convida a todos para os ensaios que acontecem nas quartas (18:30 as 20:30) e nos domingos (14:00 as 16:00) no mercado eufrásio barbosa.

O grupo conta com a colaboração dos professores João Alencar e Felipe França.