segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Guerra das Cervejas: Conexão Calheiros

AmBev diz que a Publikimagem se colocou
acima do interesse público em Olinda




Documento 4: em sua resposta, a AmBev não abriu mão de direitos sobre as ações promocionais

Outro dos documentos pertencentes à Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) a que o Blog teve acesso neste domingo (23) é empunhado pela empresa para provar como a contratação da Publikimagem Comunicação, pela Prefeitura de Olinda, para captar patrocínios destinados ao Carnaval de 2008, feriu o interesse público.

Trata-se da carta que o Diretor de Empreendimentos da Publikimagem, Pablo Magalhães, enviou no dia 6 de dezembro à Diretoria Regional da AmBev, sediada em Olinda, explicando os motivos pelos quais o Grupo Schincariol havia sido declardo vencedor da concorrência pelo patrocínio oficial da festa (Doc. 3, reproduzido acima).

Além de fazer a comparação entre os valores e o volume de produtos que faziam parte das propostas apresentadas pelas duas cervejarias (leia matéria abaixo), a carta destacava que o Grupo Schincariol ofereceu, como condição adicional, à Publikimagem, o direito de executar todas as ações de ativação (ações promocionais da marca) e camarotes.

"Onde está o interesse público alegado pela Prefeitura de Olinda quando contratou a Publikimagem para fazer a captação de recursos destinados ao carnaval?", questionou uma fonte ligada à AmBev. "O que aparece nesse ponto é unicamente o interesse da Publikimagem".

RESPOSTA

O documento 4, também reproduzido acima, é a resposta da Diretoria Regional da AmBev à Publikimagem, onde a cervejaria refez a proposta original que já havia sido aceita em dezembro de 2006 pela Prefeitura para valores pouco superiores à oferta do Grupo Schincariol.

Na carta, a AmBev tentou execercer um eventual direito de preferência por já patrocinar a festa por cinco anos consecutivos.

"Além do patrocínio do Carnaval 2008, manifestamos nosso interesse em abrir uma Agenda Positiva entre a Prefeutura e a AmBev, a fim de tratar potenciais parcerias junto aos projetos da cidade", diz um trecho do texto, assinado pelo Diretor Regional, Frederico Freire Jardim.

Não se falou, neste documento, em repassar à Publikimagem direitos sobre ações promocionais.

Aliás, uma das ações de maior sucesso no carnaval de 2007 foi a "Casa da Boa", que contou com a presença da atriz Juliana Paes, estrela da campanha publicitária da Antarctica.

Outro detalhe na carta da Ambev é sobre a marca que seria a patrocinadora do Carnaval 2008: a Skol.

Até o momento, seja qual for a marca, a cerveja está descendo quadrada na sede da Prefeitura de Olinda.

SCHIN

Em meados deste ano, a Revista Veja publicou reportagem acusando o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) de ter interesses junto ao Grupo Schincariol. Segundo a publicação, Renan teria intercedido junto ao INSS e à Receita Federal, em nome da cervejaria, para impedir a execução de uma dívida de R$ 100 milhões.

Em troca, a empresa teria comprado, em Alagoas, uma fábrica de refrigerantes do irmão de Renan, o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL) por R$ 27 milhões, valor considerado acima do mercado pela revista.

A denúncia deu origem a um dos seis processos contra Renan Calheiros no Conselho de Ética do Senado. Está paralisado no Senado Federal. Não foi julgado nem arquivado. Ainda.

http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/

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