sábado, 29 de novembro de 2008

Olinda: Capitania e os frutos da terra


Na foto, destaque para Pernil de cabrito ao molho de vinho e farofa de abobora

Bruno Albertim
balbertim@jc.com.br

A orla de Olinda foi, nos já distantes anos 80, um dos eixos do paladar pernambucano. Demolidos para dar lugar ao atual calçadão, vários restaurantes-bares se tornaram célebres na execução de nosso cardápio praieiro. De lá para cá, a orla foi minguando até a monotonia, quebrada por uma ou outra exceção. Há alguns meses, o Capitania, funcionando diante da antiga Praia do Zé Pequeno, quebrou o marasmo. Com vigor suficiente para reinscrever aquele pedaço no mapa gourmet e boêmio, a casa está de cardápio parcialmente renovado.

Os fogões e o forno artesanal continuam sob a batuta de Jeff Collas, o francês polivalente por trás também do Seu Cafofa e do Maison do Bonfim. Os clássicos do Capitania permanecem: a pizza de frutos do mar irrepreensível e coisas que transitam da cozinha pernambucana à mediterrânea: pescados na chapa, arroz-de-polvo, mexilhões à provençal. Como se trata, afinal, de uma forneria, paninis como o de camarão ou funguhi continuam com massa cuidadosamente assada até a leve crocância. Elogios também para os camarões, grandes, robustos, de sabor marinho.

A novidade é oferecida aos finais de semana. Desenvolvidos por uma das sócias de Collas, a restauratrice e gastrônoma Ada Siqueira, pratos regionais encorpam as ofertas de sábados e domingos. Os pratos ganham uma modulação a mais na condimentação, com o objetivo de deixá-los ligeiramente mais aromáticos e pujantes do que o usual. Assim, o pernil de cabrito é o grande destaque. Temperado com vinho branco, alho e garam masala (uma mistura de grãos de especiarias), o pernil cozinha lentamente durante a noite inteira apenas sob o calor do forno de barro depois que ele passa o dia sendo usado para as pizzas e paninis. Servida com farofa de jerimum, a carne se impregna de um leque de sabores e resulta cuidadosamente macia. Entre as sugestões, um sarapatel (também neste tempero), arrumadinho ou charque magra e desfiada com cebola e farofa de cuscuz. Tudo dentro da filosofia da cozinha: qualidade e critério a preços módicos. Raramente, cada prato ultrapassa R$ 10.


SERVIÇO:
Capitania. Av. Beira-Mar. R. Eduardo de Morais, 25, Bairro Novo. Sex, sáb. e domingo, almoço e jantar. Fecha às terças e abre às noites, nos outros dias. Tel: 3429-8970.


http://jc.uol.com.br/2008/11/28/not_186230.php

.

Um comentário:

drica7 disse...

Estive lá,recentemente,para experimentar o rodízio de pizza,
que acontece às quintas e aos domingos.
Achei um ambiente muito acolhedor,com som ambiente e muito bom gosto,além da pizza ser deliciosa.
Recomendo aos apreciadores dessa iguaria e da orla de Olinda.