terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Despedida de Reis


Casa da Rabeca abriga um dos mais animados encerramentos do ciclo natalino, pela primeira vez sem a presença de Mestre Salustiano

Paulo Rebêlo// Diario
paulo.rebelo@diariodepernambuco.com.br

Para a cultura popular nordestina, o Natal só termina mesmo hoje à noite. E um dos principais pontos de encontro
Foto: Alexandre Gondim/DP/D.A. Press
é a Casa da Rabeca, onde o Dia de Reis - que marca o encerramento do ciclo natalino - é comemorado com muita festa, música, dança e poesia no espaço idealizado por Mestre Salustiano em Olinda.

A partir das 19h desta terça-feira, três grupos se apresentam sem hora para terminar, com entrada franca e estacionamento gratuito. Cavalo-marinho Boi Matuto, Ciranda Nordestina e Pastoril Tia Nininha são os três grupos a comandar a festa. Tudo em família, já que os três possuem integrantes da Família Salustiano.

O pastoril infanto-juvenil Tia Nininha abre a noite festiva, com dezoito jovens dançando temáticas religiosas, comandadas pela professora de dança Imaculada Salustiano, da ONG Centro Cultural e Social Severinas, do bairro de Ouro Preto (Olinda).

A festa de hoje representa um momento especial para a cultura nordestina, o que deve atrair ainda mais gente para a Casa da Rabeca. Não pelo tradicional Dia de Reis, mas por ser o primeiro ano (entre as 14 edições do evento) sem a presença do Mestre Salustiano. Falecido em agosto do ano passado, Salustiano sempre esteve à frente da organização, sem perder o entusiasmo. "Não tenho dúvida de que será um dos momentos mais especiais para a gente", admite o filho Pedro Salustiano, hoje responsável pela coordenação geral da festa.

Mesmo sem a presença do pai, Pedro garante que a tradição continua, com muitas cores e alegria, até como forma de homenagear o mestre e sua paixão pelos folguedos nordestinos, sobretudo pelo cavalo-marinho. Não à toa, o Cavalo-marinho Boi Matuto será o último grupo a se apresentar, após o Pastoril Tia Nininha e a Ciranda Nordestina.

Quem pretende conhecer de perto como funciona a festa ou, quem sabe, visitar pela primeira vez o espaço na Cidade Tabajara, a coordenação também garante segurança interna, como forma de tranquilizar os visitantes. "Estamos notando um aumento razoávelde interesse das pessoas, vários estudantes e universitários nos visitando e querendo conhecer mais do que fazemos aqui", antecipa Pedro Salustiano. Mestres de outras localidades vão marcar presença à noite, como Mestre Grimário, de Aliança; e o Mestre Luiz Paixão, de Condado.

Ouro, incenso e mirra - Festejado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos três reis magos - Gaspar, Melchior e Baltasar - ao menino Jesus, na cidade de Belém. Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.

Cientes de que os jovens de hoje parecem mostrar menos interesse pelas tradições populares, nos últimos dias de dezembro a Família Salustiano promoveu várias oficinas culturais na Casa da Rabeca. "Tivemos uma média de 70 alunos por dia, alguns até já estão dançando aqui conosco", comemora Pedro. A meta de agora, segundo o coordenador, é atrair colégios municipais e estaduais, pesquisadores, universitários e a comunidade acadêmica em geral.

Serviço

14ª Festa de Reis da Casa da Rabeca
Quando: Hoje, a partir das 19h
Onde: Casa da Rabeca, Cidade Tabajara, Olinda.
Quanto: entrada franca
Informações: (81) 3371-8246


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/01/06/viver1_0.asp

Nenhum comentário: