terça-feira, 11 de setembro de 2007

Missa relembra 20 anos sem Marcos Freire


Familiares e políticos homenagearam ex-senador

PAULA PERRELLI

Há duas décadas, o Brasil perdia um dos nomes mais representativos da política nacional. Ontem à noite, como forma de celebrar a passagem pelo aniversário da morte de Marcos Freire, familiares e amigos participaram de uma missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Estiveram presentes à celebração o governador Eduardo Campos (PSB), o vice-governador João Lyra Neto (PDT), o secretário de Articulação Social, Waldemar Borges, e alguns vereadores de Olinda.

Ao fim da cerimônia, uma exposição de fotografias foi inaugurada na Prefeitura de Olinda, com imagens da última campanha disputada por Freire. Em 1982, ele tentou se eleger ao Governo do Estado, mas foi derrotado pelo hoje deputado federal Roberto Magalhães (DEM). “Viemos prestar nossa homenagem à história de um militante político que esteve presente na luta pela redemocratização”, recordou Eduardo Campos. Após a abertura da exposição, uma fração do filme “Marcos Freire - Sem Ódio, Sem Medo” foi exibida aos presentes.

Para o mais velho dos quatro filhos, Luís Freire, o encontro foi uma maneira agradável de reencontrar velhos amigos do seu pai. “Ele deixou um exemplo não só como político, mas como cidadão, pois conseguia individualizar o tratamento a qualquer pessoa com quem tratasse”, comentou. Hoje, a Assembléia Legislativa presta homenagem a Freire em sessão solene.

MEMÓRIA - Prefeito de Olinda, deputado federal, senador e ministro da Reforma Agrária no governo de José Sarney (PMDB), Marcos Freire morreu aos 56 anos em decorrência de um acidente aéreo, em 8 de setembro de 1987, no Sul do Pará. Ele viajava para tratar de assuntos de trabalho quando, após a decolagem, o jatinho explodiu no ar. Natural do Recife, Marcos Freire foi um dos mais brilhantes e destemidos parlamentares brasileiros. Destacou-se na luta contra a ditadura militar, defendeu ardorosamente a convocação da Assembléia Nacional Constituinte, a anistia para os cassados e banidos pelo regime, a eleição direta em todos os níveis e a realização da reforma agrária.


Nenhum comentário: