quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DER ajusta projeto dos viadutos do Complexo de Salgadinho

O Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco - DER atendeu a solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan em relação às obras dos dois viadutos no girador do Complexo Salgadinho, em Olinda, para reduzir a altura dos dois equipamentos viários. De acordo com o projeto original, o viaduto, de 9 metros e meio de altura, foi reduzido para 8. As obras, paralisadas desde agosto, já foram retomadas após análise das plantas finais pelo Iphan.

Foram quatro reuniões entre equipes do Iphan e do DER para se chegar a um entendimento, visando proteger a paisagem da colina histórica de Olinda. De acordo com o superintendete do Iphan, Frederico Almeida, a legislação federal no. 1155/79, estabelece três parâmetros construtivos para o entorno do Sítio Histórico de Olinda que variam de três a oito metros de altura. Além da redução dos viadutos, houve também uma mudança no desenho com a abertura vazada dos pilares que permitem uma melhor visibilidade.

Segundo o diretor de Engenharia e Planejamento do DER e responsável pela obra, engenheiro Luiz Carlos Silva Fernandes, a obra, que estava orçada em R$ 19,6 milhões, ficará 37% mais cara. “Por causa da redução da altura”, - disse Silva Fernandes -”as extremidades tiveram que ser aumentadas em 70 metros de cada lado. Após a conclusão dos trabalhos os dois elevados vão desafogar o trânsito no local por onde circulam cerca de 40 mil carros por dia”.

Veículo leve - O Complexo de Salgadinho é a principal ligação entre os municípios de Recife, Olinda e Paulista. A obra de paisagismo, que compreende a construção de calçadas e a arborização da via, será do trecho entre a divisa do Recife até a divisa com Paulista, com um custo de R$ 3,6 milhões. Silva Fernandes esclareceu ainda que com relação à Avenida Pan-Nordestina, serão construídos dois viadutos com uma distância, entre eles, já programada para receber Veículo Leve sobre Trilhos - VLT ou em pneus, uma espécie de metrô que ligará os municípios de Jaboatão dos Guararapes à Paulista, dentro das obras para a Copa do Mundo de 2014. O Governo do Estado ainda não decidiu o nome do viaduto, que deverá ser escolhido pela Assembléia Legislativa. A expectativa da Secretaria dos Transportes é que a obra deverá ser concluída em dezembro de 2009.

Ainda de acordo com o diretor de Engenharia e Planejamento do DER, a construção dos dois equipamentos faz parte do plano de melhoria da trafegabilidade nas estradas da Zona Norte do Estado, acrescentando que o passo seguinte será a segunda etapa da perimetral que vai ligar o bairro de Casa Caiada à Paulista. “O projeto, que está em fase de licitação, inclui também um viaduto que vai passar sobre o Terminal Integrado de Passageiros de Paulista”, concluiu.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/out/exec09141008.htm

.

Um comentário:

Unknown disse...

Contrariando esse informe de 15-10-2008, a obra permanece parada e até bate-estacas que encontrava-se no canteiro de obras foi retirado, e ainda por entender que esse viaduto atende por unanimidade os anseios da população de olinda e cidades visinhas; Gostaria de ser informado do que está realmente ocorrendo.