quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Passado de volta nos trilhos de Olinda
Obra de embutimento da fiação elétrica que está sendo realizada na Rua do Sol trouxe o traçado à tona Foto: Inês Campelo/DP
DESCOBERTA: Depois de quase quatro décadas, o caminho dos bondes elétricos do Sítio Histórico da cidade está sendo mapeado
Tânia Passos
Da equipe do Diario
O caminho dos antigos trilhos dos bondes elétricos de Olinda está sendo mapeado e documentado graças a uma descoberta feita durante as obras de embutimento da fiação elétrica no Sítio Histórico. O meio de transporte funcionou em Olinda entre 1914 e final da década de 50. Os trilhos ficaram escondidos por quase quatro décadas sob a camada de paralelepípedos e, posteriormente, de asfalto. Embora já se soubesse de sua existência, não existiam documentos que indicassem a localização exata.
O trecho onde eles foram encontrados fica na Rua do Sol, nas proximidades da Praça Dantas Barreto. Segundo o arqueólogo da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo (Sepactur) do município, José Aylton, os bondes elétricos vinham do Recife pela Avenida Olinda, passando pela Sigismundo Gonçalves e retornando pela Rua do Sol.
Durante os trabalhos de embutimento na Sigismundo Gonçalves nada foi encontrado. De acordo com o arqueólogo da Sepactur, o fato de a obra ter sido realizada nas proximidades do meio-fio contribuiu para que os trilhos não fossem descobertos nessa via. No caso da Rua do Sol, além de ser mais estreita, o bonde trafegava nos dois sentidos. "Eles fizeram a escavação de um lado para o embutimento do fio e encontraram trilho. Decidiram fazer do lado contrário e acabaram encontrando da mesma forma", explicou José Aylton.
Por causa da descoberta o projeto original de embutimento da fiação elétrica na Rua do Sol teve que ser alterado. "Esse projeto vem sendo acompanhado atentamente pelos arqueólogos. E a orientação da Secretaria de Patrimônio é de registrar e não mexer em nada no traçado original dos trilhos. Por isso o projeto teve que ser alterado", destacou a secretária de Patrimônio de Olinda, Márcia Souto. Ao invés do embutimento ser feito pelas laterais, a solução encontrada foi colocar a fiação no meio, entre as extremidades dos trilhos.
Precisão - Montados pela companhia inglesa Tramways, os trilhos têm uma precisão nas distâncias de suas extremidades que facilitou a alteração do projeto de embutimento. "Háuma distância exata de 1,80m nas duas extremidades em toda a extensão do camiho dos bondes. Graças a essa precisão foi possível alterar o projeto mesmo antes de concluir os trabalhos de escavação", explicou Aylton.
O projeto de embutimento da fiação elétrica do Sítio Histórico de Olinda está em sua segunda etapa no trecho que compreende a Sigismundo Gonçalves, Avenida Olinda e Rua do Sol. Na primeira etapa foram contempladas a Rua São Bento, Praça Monsenhor Fabrício e 15 de Novembro. De acordo com a secretária Márcia Souto, após a conclusão do embutimento na segunda etapa, os trilhos voltam a ser cobertos. "Não se chegou a cogitar a possibilidade dos trilhos ficarem expostos por se tratar de uma via de muito tráfego. A orientação é apenas documentar e mantê-los preservados", adiantou Souto.
O próximo trecho a ser embutido será no Alto da Sé, compreendendo a Rua Saldanha Marinho, Rua Bispo Coutinho, Largo da Conceição, Travessa Bertioga, Ladeira da Misericórdia, Ladeira da Sé e Avenida Luís Gomes. O projetocompleto prevê o embutimento de 40 ruas com investimentos de mais R$ 30 milhões com recursos da Petrobras e do Prodetur.
http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/27/urbana1_0.asp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário