terça-feira, 9 de outubro de 2007

Afoxé Guian Alamoxé Orum da Maclaren

Vida Real: Grupo de afoxé resgata a valorização de jovens de Rio Doce

A favela da Maclaren, no bairro de Rio Doce, em Olinda, ficou conhecida a cinco anos nas páginas policiais. Oito jovens foram mortos na comunidade enquanto jogavam dominó. Nenhum deles tinha passagem pela polícia. As investigações revelaram que as vítimas da chacina foram confundidas com bandidos.

Para evitar o envolvimento dos jovens com o crime e melhorar a auto-estima do grupo, foi criado o Afoxé Guian Alamoxé Orum, que significa Jovens Guerreiros do Mundo. São 46 integrantes, moradores de comunidades carentes do bairro, que participam das oficinas de percussão e cidadania.

“Queremos que eles estejam conscientes do valor que têm e que repassem tudo o que aprendem para outras pessoas da comunidade”, disse o coordenador do projeto, Antônio Ricardo Rocha.
As atividades acontecem duas vezes por semana, na praça Teotônio Vilela. As aulas são gratuitas e não recebe apoio governamental nem de entidades privadas.

A iniciativa já começou a dar resultado. “Aqui eu me sinto bem. Sei que é melhor estar aqui nas aulas do que por aí no mundo do crime”, frisa o aluno do projeto, Carlos Antônio Feliciano.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário: