segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Já é carnaval na cidade


Grupo as Conchitas arrastou foliões nas ladeiras no domingo à tarde. Foto: Jaqueline Maia/DP/D. A Press

As placas oferecendo aluguel de casa por temporada ainda eram muitas, mas a ocupação de carnaval no Sítio Histórico de Olinda, ontem, já enfeitava as ladeiras do lugar de sons e colorido. Só ontem, foram oito prévias do reinado de Momo.

Ao final da tarde, maracatus e outros grupos de percussão animavam os visitantes da Cidade Alta. Além da Lavagem do Bonfim, teve a festa de aniversário da agremiação do Menino da Tarde - não tão menino porque chegou ao 35º ano de carnaval - e ensaio do grupo Conxitas.

O sol já saía de cena, quando as Conxitas desfilaram pela Rua Bernardo Vieira de Melo, levando os brincantes a segui-las pelas ladeiras. Formado só por mulheres, o grupo artístico e percusssivo foi fundado em 2004. "Geralmente a gente vê muitos homens na percussão. Sei que maracatu precisa de força, que é difícil bater devagar, mas parece que essas meninas fazem um trabalho bem diferente", observou o estudante Samir Filho, de 24 anos. O Grupo iniciou com 50 integrantes e, a cada ano, amplia o número de componentes. Hoje são cerca de 150 mulheres, distribuídas em sete alas, sendo elas: dança, agbê, agôgo, caixa, timbal, alfaia e metais.

A festa do Menino da Tarde, boneco nascido em 1974 pelas mãos do artista Silvio Botelho, aconteceu no Clube Atlântico. Começou às 12h e se estendeu à noite, embalada pela apresentação de vários grupos. Enquanto alguns brincantes comemoraram o aniversário do personagem, outros acompanharam os ensaios da Pitombeira dos Quatro Cantos, na sede da agremiação, e do maracatu Nação Pernambuco, no Mercado Eufrásio Barbosa. Ainda houve prévia dos grupos D´Breck, Sambadeiras, Maracatudo e Batuque Pernambuco.



http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/01/12/urbana3_0.asp

Nenhum comentário: