quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Para escritório de Olinda, opção pelo TIP deixa Pernambuco fora da Copa de 2014


O projeto da Copa de Olinda vem sendo trabalhada há três anos por Múcio César Jucá, arquiteto responsável pela Arena Recife-Olinda, no escritório PTZ, em parceria com escritório holandês.

“Achei curiosa a informação sobre a escolha do projeto próximo ao TIP, tão cedo e antes mesmo de a FIFA analisar as propostas, principalmente quando há clara preferência por parte deles no sentido de estimular projetos localizados em áreas urbanas de fácil acesso”, diz uma fonte do blog, próxima a empresa.

“Em outros Estados do Brasil, poucos são os Governos que estão fechando com nenhum investidor ou construtora/ empreiteira nesse momento”.

No estudo comparativo, obtido pelo blog, o escritório aposta que a opção pelo TIP pode deixar Pernambuco fora da Copa. Veja abaixo:

“5- Proposta do Governo de Pernambuco

Apesar dos comentários bastante favoráveis ao terreno em Olinda em função da localização estratégica dentro da Região Metropolitana, da sinergia com outros projetos estruturadores e ao projeto arquitetônico, o Governo de Pernambuco deu sinal verde a uma proposta de PPP da Odebrecht para construir um estádio localizado a cerca de *20 KM do centro da cidade*.

“Essa proposta foge aos anseios da FIFA, aos anseios do Clube Náutico Capibaribe (provável único interessado no estádio novo) e se distancia da proposta de Arena Multiuso defendida pela FIFA, e com isso, a proposta escolhida pelo Governo pode deixar Pernambuco fora da Copa.”, diz o trecho do documento.

De acordo com a empresa, em Pernambuco, caso o terreno em Olinda não consiga ser viabilizado (considerando que esse é o que mais se encaixa no desejo da FIFA), outro terreno poderia ser viabilizado e eventualmente substituir o primeiro.

“Hoje, o Município de Olinda já tem estudos (contratados) que comprovam a viabilidade de realocação de famílias dentro do prazo de um ano. Para tal, a Prefeitura conta com recursos já garantidos do PAC e para o ProMetrópole.”


Olinda teria como vantagem proximidade do centro

No estudo comparativo do escritório da PTZ, a principal argumentação em favor de Olinda é a proximidade do centro, que seria um ponto favorável junto à Fifa.

Veja o que diz o ponto 4.1 - Distância para o centro da respectiva cidade + projetos paralelos de melhoria urbana em Estádios propostos, escolhidos e construídos para o evento.

“60% dos estádios escolhidos estavam a até 4.5 km de distância do centro e NENHUM estádio fica a mais do que 10 km do centro da respectiva cidade.”

Um exemplo seria o que ocorreu no Rio Grande do Norte.

“Natal apresentou à FIFA no ano passado o projeto do "Estrelão". Tratava-se de uma arena para 45 mil espectadores, localizada no Município de Parnamirim, a cerca de 16 km do centro da cidade. Ao longo do ano surgiram várias especulações e por fim, em Setembro último, foi anunciado que o antigo estádio Machadão (distante 5 km do centro) seria o indicado. Algumas informações indicam que o motivo é que a FIFA teria VETADO a proposta do "Estrelão" em função da distância para o centro da cidade.”

“No Rio de Janeiro, foi fechado um consórcio Flamengo + Fluminense para viabilização do novo Maracanã, e no momento, o Governo do Estado trabalha na proposta técnica e contratação do projeto básico de Arquitetura e estudos urbanísticos para o entorno. A concorrência / licitação para obra só será realizada em Maio 2009”.

“Na Bahia, o Governo do estado lançou em Março uma "manifestação de interesse" para projetos arquitetônicos e urbanísticos e estudo de viabilidade econômica para a nova Fonte Nova. A empresa vencedora desse processo está desenvolvendo desde Setembro os projetos básicos para apresentar à FIFA em 15 de Janeiro. Em Maio de 2009 haverá licitação para projetos complementares e obra.”



http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/index.php

Nenhum comentário: