sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Por um sábado em Olinda

Bruno Albertim
balbertim@jc.com.br

Endereço que reinseriu a orla de Olinda no mapa gourmet local, o Capitania – Forneria & Mar inicia com todo o gás, ou melhor, fornalha, seu verão. Uma das sócias da casa capitaneada pelo chef franco-brasileiro Jeff Collas, Lou Mello fez o convite a ilustres profissionais das panelas pernambucanas e, a cada sábado de janeiro, uma estrela diferente estará na cozinha da casa oferecendo um prato que seja sua assinatura. O cardápio tradicional continua em execução. “Teremos esses pratos como uma espécie de atração especial de cada sábado”, diz Lou.

O festival tem início amanhã com o papa da contemporânea cozinha regional pernambucana, César Santos. O chef do Oficina do Sabor vai ao Capitania executar a tradicionalíssima Peixada Pernambucana, com legumes, ovo por cima, pirão e arroz branco, como manda a liturgia. A receita pode ser servida em porções individuais (R$ 15), ou para quatro pessoas (R$ 60).

“A idéia é movimentar as tardes de sábado em Olinda, para onde todo mundo vêm no verão”, explica a restauratrice, que para animar ainda mais o fim de semana, incluiu também no menu uma roda de samba, com início às 15 horas.

No sábado seguinte, quem assume o dia é o polivalente Leandro ricardo, um dos chefs locais mais dedicados à pesquisa de culinárias de outras latitudes. Leandro está concebendo uma série de aperitivos da cozinha indiana.

O teceiro convidado do Capitania é Isabel Dias, da Casa dos Frios, notória na execução de pratos de ascendência lusa. Aproveitando o forno de barro da casa, a chef vai executar uma tradicional chanfana de cabra.

Quem encerra o festival, no último sábado de janeiro, é o contemporâneo Douglas Van der Ley. O inquieto chef do É e do recentemente inaugurado IT (dentro da boutique Dona Santa) não revelou ainda o que vai oferecer. “Douglas prometeu uma surpresa”, diz Lou. Douglas é conhecido pela mistura de elementos de univrsos diferentes, como foie gras com mel de ervas e farofa mágica de pipoca.

Os planos são de que, a depender da aceitação do público, os pratos entrem para o cardápio fixo da casa. A orla de Olinda nunca terá sido tão saborosa.

SERVIÇO
Festival de Verão do Capitania, todos os sábados de janeiro, a partir das 13h. Na avenida Ministro Marcos Freire com esquina com a Eduardo de Moraes, nº 25. F: 3429-8970. De segunda a segunda, à noite. Almoço apenas de sexta a domingo.




http://jc.uol.com.br/tvjornal/2009/01/09/not_173390.php

Nenhum comentário: