sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim acontece neste domingo

Neste domingo (12), em Olinda, acontece a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. A cerimônia, com 26 anos de existência, acontece a partir das 16h e atrai católicos e adeptos da umbanda e candomblé, vestidos de branco, que buscam proteção para o ano novo.

A saída da procissão acontece na Rua do Bonfim às 16h. As baianas acompanham o andor até a Igreja do Bonfim, onde lavam as escadarias do templo católico om água de cheiro e flores, ao som de palmas e cantos de origem africana.

Após a lavagem, a procissão segue com a imagem de Jesus Cristo, o Salvador do Mundo, Oxalá para o sincretismo afro-religioso, em direção a Roça Gêge Oxum-Apará Oxossi Ibualama, em Jardim Brasil I, Olinda.

TRADIÇÂO
Nosso Senhor do Bonfim é venerado na cidade portuguesa de Setúbal desde a idade média. O culto foi trazido para Salvador, na Bahia, em 1740, pelo capitão Teodósio Rodrigues de Faria, em cumprimento a uma promessa. Durante uma tempestade, o navio do capitão ficou sem rumo e ele rogou a Senhor do Bonfim que o salvasse. Em pagamento da graça alcançada, encomendou uma imagem do santo em cedro, cópia do crucificado da igreja de Setúbal.

No Brasil, a cerimônia em homenagem ao Senhor do Bonfim passou a ser realizada por escravos dos membros da irmandade, que promoviam a lavagem da capela, desde o altar mor, até o adro e as escadarias. Em Pernambuco, a tradição da lavagem é realizada desde 1973.



Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: