sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Novo arcebispo vai morar em Olinda


Enquanto não decide o local, dom Fernando ficará no Seminário de Olinda. Foto: Cecília de Sá Pereira/Aqui PE/D.A Press

Dom Saburido longe dos Manguinhos
MORADIA // O novo arcebispo de Olinda e Recife, que será empossado no próximo domingo, seguirá o exemplo de dom Helder Camara


Jailson da Paz
jailsonpaz.pe@diariosassociados.com.br

Dom Antônio Fernando Saburido, 62 anos, seguirá o exemplo de dom Helder Camara. O futuro arcebispo de Olinda e Recife, a ser empossado domingo, não vai morar no Palácio dos Manguinhos, bairro das Graças.

A princípio, o líder católico vai ficar no Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, conhecido como o Seminário de Olinda, no Sítio Histórico. Ao optar pelo novo endereço episcopal, segundo autoridades da Igreja Católica, dom Fernando estaria procurando mostrar a preocupação com a formação dos seminaristas, que teria dado "dores de cabeça" para dom José Cardoso Sobrinho. Ressaltaria ainda mais o seu modo de conduzir o "rebanho", um modelo menos voltado para dentro da instituição e sim para as ações pastorais.

Confira o especial sobre Dom Fernando Saburido

O dia exato da chegada de dom Fernando ao seminário ainda não está definido. Mas bastou a notícia correr nos bastidores da Igreja para o ritmo da casa de formação acelerar. Corre-se para arrumar a cela (quarto) do líder da terceira mais importante diocese brasileira. Tudo simples, mas rigorosamente limpo e organizado. "Ainda não sabemos que dia ele chega aqui. Independentemente do dia estamos abertos para receber nosso novo pastor", disse uma dos funcionários do seminário, que pediu para não ser identificado. Um dos cuidados é com o cardápio. "Dom Fernando não dá trabalho. Ele é um homem de alimentação simples", pontuou a cozinheira Maria, conhecida do arcebispo de longas décadas. A partir da próxima semana, possivelmente, dom Fernando dividirá os corredores com os 20 seminaristas que ali estudam filosofia e teologia por sete anos.

Antes de fixar moradia provisória no seminário, dom Fernando será acolhido neste sábado no Mosteiro de São Bento, onde fez a sua formação. "Recebemos dom Fernando como o irmão que sempre foi", adiantou o abade, dom Filipe Silva. De lá, no domingo, por volta das 15h30, o arcebispo sairá para a posse na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo. O período de permanência de dom Fernando no mosteiro, segundo o abade, ainda não foi acertado. Padres acreditam que dom Fernando deve optar por um endereço mais próximo da Cúria Metropolitana, que pode ser transferida da Várzea para os Manguinhos (veja entrevista ao lado). Nesse sentido, uma das propostas é que dom Fernando resida num imóvel pequeno, localizado no terreno dos Manguinhos e onde dom José Lamartine, bispo auxiliar de dom Helder, morou por alguns anos, antes de ser transferido para Maceió. Fala-se que o arcebispo já teria feito essa opção. "Há tempo para pensarmos nisso", despistou ele.

Inspiração - Ao abrir mão da moradia no palácio, dom Fernando repete o gesto de dom Helder Camara. O ex-arcebispo de Olinda e Recife deixou os Manguinhos em 12 de março de 1968, cerca de quatro anos depois dele ter tomado posse na arquidiciose. A decisão de trocar o imponente imóvel da Avenida Rui Barbosa para a sacristia da Igreja das Fronteiras, no Derby, veio pouco depois de dom Helder assinar o Pacto da Catacumbas, em Roma, durante o Concílio Vaticano II. Quase 500 bispos subscreveram o pacto,no qual os sacerdotes faziam opção por uma vida pobre.

"Era o pacto da Igreja pobre e servidora", avalia o historiador padre José Carlos Beozzo. A escolha de dom Fernando seria um sinal nesse sentido, acreditam admiradores e seguidores de dom Helder. "Ao transformar o palácio na cúria e ao morar na antiga casa de dom Lamartine, o arcebispo adota um gesto de simplicidade e de praticidade", disse padre Reginaldo Veloso, ex-pároco do Morro da Conceição e afastado por dom José Cardoso Sobrinho.

Para Reginaldo Veloso, a transformação dos Manguinhos na sede da cúria facilitará a vida não apenas dos sacerdotes, mas dos fiéis que necessitam ir à instituição. "A cúria ganharia, pois deixaria o fim do mundo, que facilita a vida de poucos", frisou. Dom Fernando usa praticamente o mesmo argumento. Entre os pontos positivos, ele aponta a maior quantidade de linhas de ônibus e as vagas de estacionamento.



OLINDA URGENTE - MAIS DE 181.000 ACESSOS E 3.100 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: