terça-feira, 4 de agosto de 2009

Olinda: Carta aberta do Centro de Entidades Negras - CEN

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO OLINDENSE

As Mulheres Negras tem sido,ao longo de sua história,a maior vítima das profundas desigualdades raciais e sociais vigente em nossa sociedade. O resultado é um sentimento de inferioridade,de incapacidade intelectual e quase servidão vivenciada por elas.

As Mulheres Negras,em sua maioria,não usufruem dos bens e serviços existentes,e,ainda estão expostas a todos os tipos de violência,resultando desta situação o seu aniquilamento físico,político e social.

Pensando na inserção de fato das Mulheres Negras na sociedade e agendas políticas, O Coletivo de Entidades Negras(CEN),em parceria com a Prefeitura de Olinda,realizou no dia 25 de julho de 2009 a 2ª Caminhada da Mulheres Negras,em homenagem ao 25 de julho dia internacional da Mulher Negra da America Latina e do Caribe.

Foi um momento de grande importância para a comunidade negra,contamos com a participação de mulheres das comunidades dos Municípios de Olinda,Recife e Paulista,que fizeram uso da palavra,relatando as condições de vida das mulheres negras em suas comunidades.

Representantes da Religião de Martiz Africana estiveram presentes,na pessoa de Cecy(Templo Espírita caboclo Rio Negro-Paulista-PE),que relatou a importância da mulher negra no candomblé,e exigiu respeito a religião.
Representante da Associação de Moradores do Monte(Olinda) Magali,falou da importância de um momento como este,que vem dar visibilidade as mulheres negras de Olinda e de Pernambuco.

Representante da Associação de Mães e Pais de Adolescentes do Coque(Recife) Euridice Andrade,falou da importância do CEN para a população de comunidades periféricas.
Reunimos mais de 100 pessoas,na tarde do sábado do dia 25 de julho para exigir políticas públicas para as Mulheres Negras. Tivemos as ilustres presenças dos vereadores,Jorge Prestanista,Marcelo Santa Cruz e Junior Leite, alem das personalidades que são presenças constantes nos movimentos sociais da cidade de Olinda Sr.Pedro Garrido(carregador oficial do Homem da Meia-Noite),com a apresentação de seu boneco gigante Seu Mangabeira,e Marcos Quirino(CONAM).Contamos com o apoio dos Vereadores acima citados,alem do Deputado Federal Paulo Rubens Santiago,do SINDESAÙDE-PE, da Pizzaria do Gordo, da ACNO,Padaria tabajara,Informativo Folha Comunitária, e das comunidades presentes. Nossos Sinceros Agradecimentos.


A Coordenação.


OLINDA URGENTE - MAIS DE 177.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Nenhum comentário: