quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Durante entrega de casas populares, obras do PAC são enaltecidas em Olinda


Presidente Lula discursou ao lado da
moradora Maria das Dores



Em sua terceira visita a Pernambuco apenas este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta terça-feira (2), da inauguração de 128 casas populares nas comunidades V-8 e V-9, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). As obras integram as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), carro-chefe da gestão do petista.

Em seu discurso, o presidente da República explicou o motivo da sua terceira viagem ao estado em apenas um ano. "Para mim, é simbólico estar aqui hoje porque estamos no fim do mandato da prefeita de Olinda, Luciana Santos, e queríamos inaugurar parte das obras que fizemos no município, ainda na gestão dela", afirmou.

As casas entregues nesta terça têm 26 metros quadrados com sala, quarto, banheiro, cozinha e um quarto. Mas, em cada uma, pode ser construído outro quarto. O conjunto habitacional está no mesmo local onde existiam as antigas casas dos moradores.

A moradora Maria da Dores representou as famílias beneficiadas e recebeu, das mãos de Lula, as chaves de sua casa – além de abraços e afagos dele e também do governador Eduardo Campos. Durante o tempo em que discursou, Lula fez questão de falar ao lado da moradora.

Ele lembrou a situação encontrada em 2006, quando esteve na comunidade pela primeira vez. "Era inconcebível, entre a capital de Pernambuco e a cidade histórica de Olinda, ter um canal chamado Canal da Malária, onde as pessoas viviam com risco de contrair doenças", disse.

No local, as ruas foram pavimentadas e a área recebeu saneamento básico – ou seja, foi instalada uma rede esgotos e foram colocados canos para o abastecimento de água. As obras incluem a drenagem e o revestimento do Canal da Malária. A mudança das famílias para as novas casas deve começar na quinta-feira (4).

"Houve um tempo em que o Estado governava para 35% da população. O que nós estamos fazendo é governar sem esquecer esses 35% que vivem melhor, mas priorizando o restante da população", alfinetou o presidente. "A partir dessas casas, essa senhora (Maria das Dores) vai começar a exercer sua cidadania", completou Lula.

O presidente lembrou que a obra ainda não terminou. "A água ainda está poluída. O canal, ainda falta fazer uns mil metros. Mas quando estiver tudo pronto, não vai ter mais mosquitos, nem enchentes. Apenas estamos entregando 128 casas das 661. E vocês ainda vão ganhar um parque, receber duas quadras, uma arena para apresentações culturais", prometeu, dizendo ainda que pretende voltar quando tudo estivar concluído, para uma nova inauguração.

CERIMÔNIA

Ministro das Cidade e governador assinam
novas obras do PAC em Pernambuco
Durante a cerimônia de inauguração, também discursaram a prefeita de Olinda, Luciana Santos, o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Um novo contrato, para realização de outras obras do PAC em Pernambuco, foi assinado por Campos, Fontes e pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernando Ramos Coelho.

A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, chegou atrasada, mas recebeu elogios de Lula pela gestão à frente do PAC. "O que vocês estão participando hoje, é apenas um exemplo de como a gente pode mudar as coisas nesse Brasil. Quando tudo estiver pronto, vocês vão ver como será melhor morar aqui", disse Lula.

CRISE

"Nós ainda temos dois anos na presidência para fazer muito mais do que fizemos porque nós já aprendemos e temos dinheiro para fazer. Temos uma crise sendo mostrada e muitos querem que chegue aqui no Brasil, mas nós não vamos deixar", completou.

O Ministro das Cidades também fez menção à crise ecônomica mundial. "Quando se fala em crise, o presidente mostra o PAC", discursou.

"Através do PAC, o presidente Lula está investindo forte em Pernambuco para solucionar problemas de abastecimento de água e saneamento. O PAC é geração de obra para que o direito de qualidade de vida e geração de emprego seja concebida", comemorou Fortes.

OUTROS COMPROMISSOS
De Olinda, a comitiva do presidente seguiu para o bairro de Santo Amaro, no Recife, onde o presidente participa da implantação do programa Território da Paz numa das áreas mais violentas da capital pernambuca. O evento estava marcado para às 11h.

A pausa para o almoço está programada para às 13h e, uma hora depois, o presidente dará início ao Fórum de Governadores do Nordeste. Às 17h15, Lula tem audiência programada com o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho.




da redação do pe360graus.com

.

Nenhum comentário: