quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MAC expõe coleção de presépios populares a partir da próxima terça-feira

Com informações da assessoria

Para comemorar a chegada do ciclo natalino, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) recebe, a partir da próxima terça-feira (09), a exposição Os Presépios de Geninha. A mostra, cuja abertura será às 20h, reúne peças da coleção particular da atriz pernambucana Geninha da Rosa Borges, adquiridas em várias cidades pernambucanas, em outras regiões do Brasil e no exterior.

Com 67 anos dedicados ao teatro, Geninha é conhecida como a Dama do Teatro Pernambuco, tendo atuado em 63 peças e 10 filmes, e dirigido 21 espetáculos. Em Os Presépios de Geninha, o público poderá conferir um outro lado da artista: o de colecionadora. "Coleciono presépios desde sempre, é uma mania. Só faço questão de que todas as peças sejam artesanais e populares, já que isso faz com que cada uma se torne única", comentou a atriz.

A coleção completa conta com quase 400 presépios. No MAC, estará exposta parte desse acervo, do qual fazem parte obras de artesãos de Caruaru, Tracunhaém e Petrolina, além de trabalhos oriundos de países como Japão, Tailândia, Estados Unidos, França e China. "Ganhei muitas peças de políticos e amigos, mas comprei a maioria em minhas viagens. Algumas vezes viajava só com esse propósito: garimpar obras para minha coleção", acrescentou. Os presépios de Geninha são confeccionados com vários materiais, desde barro e madeira até vidro, palha e louça e ainda representam ambientes distintos.

A concepção dos presépios surgiu em 1223, em Greccio, aldeia próxima a Roma, quando São Francisco de Assis, querendo explicar aos humildes habitantes como nasceu Jesus, recriou seu nascimento em um bosque. A cultura dos presépios foi conservada nas igrejas franciscanas e se difundiu por toda a Europa latina e outros continentes.

Decoração – Na abertura da exposição, também será inaugurada a decoração de Natal da Praça Assis Chateaubriand, em frente ao Museu de Arte Contemporânea, criada pela artista plástica Ana Veloso. No local, haverá um concerto da Banda Coronel Zuzinha da Polícia Militar de Pernambuco. O MAC fica na Rua 13 de Maio, 157, Centro Histórico de Olinda. Mais informações pelo telefone 3429.2589.



Serviço
Abertura da exposição "Os Presépios de Geninha"
Quando: próxima terça-feira (09) a partir das 20h
Onde: MAC (Rua 13 de Maio, 157, Centro Histórico de Olinda)
Entrada: franca
Visitação: até 06 de janeiro de 2009, às segundas-feiras, das 14h às 17h, e de teça a domingo, das 9h às 17h
Mais informações: 3429.2589


http://www.folhape.com.br/

Nenhum comentário: