sábado, 13 de dezembro de 2008

Este senhor vai completar 100 anos


Terceira Idade // LONGEVIDADE // Agricultor aposentado fará festa para comemorar o marco da sua longa vida, sem pressa ou ansiedade

Marta Telles // Diario
martatelles.pe@diariosassociados.com.br

Um senhor que tem como hábito diário passar as manhãs sentado numa cadeira na calçada de sua casa, olhando o movimento.

Alfredo Pereira dos Santos diz que se alimenta corretamente, dorme muito bem e não precisa tomar medicamentos.

Todos os dias, está no mesmo local, quase fazendo parte do cenário imóvel. Os mais distraídos podem até nunca ter notado a sua presença ali, de pernas cruzadas, em uma cadeira branca observando o entra-e-sai de estudantes da faculdade que fica em frente a sua residência em Olinda. Alfredo Pereira dos Santos parece ter passado seus 99 anos sem ansiedade ou pressa. Nunca imaginou que chegaria aos 100, mas como faltam apenas três dias para o feito, o agricultor aposentado, pela primeira vez na vida, decidiu comemorar um aniversário e mal consegue esperar as últimas horas antes de poder dizer que chegou ao centenário.

Alfredo só reclama das pernas que estão cansadas e muito cedo começaram a trabalhar na roça e depois na usina de cana-de-açúcar, em Catende. Não toma medicamentos, não é hipertenso, se alimenta corretamente e dorme muito bem. Vai se deitar cedo, à 19h. Acorda sempre às 5h e a partir das 7h já pode ser visto na cadeira em frente a sua casa. "Meu divertimento é esse mesmo. Gosto de ver as pessoas passando. Muita gente pára um pouquinho e conversa. Eu posso até não lembrar do nome, mas sempre reconheço os que costumam falar comigo", conta.

Ele até convidou algumas dessas pessoas para comer o bolo dos seus 100 anos e ajudá-lo a soprar tantas velas. "Não sei dizer porque eu consegui chegar até essa idade. Essas coisas não têm explicação. Eu acredito que seja da vontade de Deus, mas como não é todo dia que se faz uma data tão longa e redonda como essa, eu decidi comemorar. Acho bonito o número", diz. Na festa vai ter também um culto evangélico. Alfredo freqüenta a Assembléia de Deus há 12 anos. O aposentado fala ainda que não pretende fazer outro evento como esse. Para ele, completar 101 ou 102 não tem o mesmo sabor.

O agricultor não tem medo do futuro e diz que também não almeja muita coisa. Apenas continuar com a vida que leva diariamente. "Eu sou feliz assim. Já quis andar de avião, mas hoje sem poder andar direito, com minhas pernas fracas não daria para ir visitar meus filhos que moram em São Paulo. Eles sempre me convidam, mas prefiro ficar por aqui", explica. Além dos três filhos que moram no Sudeste, Alfredo tem uma filha viúva que mora com ele há 40 anos.

Alfredo até tentou se casar de novo, após a morte de sua esposa , mas desistiu. "Eu cheguei a morar com ela seis meses, mas voltei para cá. Vi que não ia me acostumar a viver com outra mulher", conta. Ele diz que de todo esse tempo que viveu o momento que ficou mais feliz foi quando se aposentou porque parou de passar necessidade e passou a viver melhor. Ele diz que com o tempo, muita coisa mudou e acredita que no geral foi para melhor.

"Não sei porque consegui chegar até essa idade. Essas coisas não têm explicação"
Alfredo dos Santos - aposentado


http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/14/urbana2_0.asp

.

Nenhum comentário: