domingo, 14 de dezembro de 2008

Mais sugestões para a ceia de Natal


Mousse como sugestão de sobremesa para a ceia de Natal


Lecticia Cavalcanti
Do Recife (PE)

Hoje as sugestões são de outro grande chef, Jeff Colas, da Maison do Bomfim - charmoso restaurante, em uma das muitas ladeiras de Olinda. Naturalizado brasileiro, esse filho de franceses nasceu na África Equatorial, em Gana. Chegou ao Brasil em 1974, morou em São Paulo, Amazonas, Pantanal. E em Olinda a partir de 1986 - onde passou a administrar um pequeno Albergue no Sítio Histórico.

Aos poucos esse Albergue foi dando lugar a um restaurante de prestígio. Lá, junto com Lu, sua companheira e braço direito, oferecem aos fiéis clientes receitas francesas com toque nordestino.

CREME DE ASPARGOS VERDES E LAGOSTA (4 PESSOAS)

Ingredientes:
1 kg de aspargos frescos
500 ml de creme de leite
1 litro de caldo de galinha
Sal
Pimenta-do-reino branca (moída na hora)
Calda de lagosta
Manteiga

Preparo:
- Cozinhe os aspargos com o creme de leite e o caldo de galinha. Passe no liquidificador e tempere com sal e pimenta.
- Descasque a calda da lagosta e salteie na manteiga por uns 2 minutos. Fatie e sirva sobre o creme de aspargos.

ROBALO EM CROSTA DE BATATA (4 PESSOAS)

Ingredientes:
4 filés de robalo com pele
4 bulbos de erva-doce
½ kg de batatas
130g de manteiga
1 (colher de sopa) de pimenta-rosa
Sal e pimenta-do-reino branca (moída na hora)

Preparo:
- Limpe e corte em "jullienne" os bulbos de erva-doce. Em uma frigideira, coloque 30g de manteiga e branqueie, em fogo brando, esses bulbos. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar (tampado), por 15 minutos - até que fiquem tenros. Reserve.
- Descasque as batatas e corte em fatias finas. Enxugue. Passe no restante da manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
- Aqueça o forno em 180º. Unte uma travessa e coloque metade dos filés de robado (com o lado da pele para baixo), cubra com a erva doce, e coloque por cima os outros filés de robalo (com a pele para cima). Cubra tudo com as fatias de batatas, arrumadas sobre o peixe como escamas. Salpique pimenta rosa e leve ao forno por 30 minutos. Sirva com manteiga derretida e limão.

MEDALHÕES DE CHERNE AO CHAMPANHE

Ingredientes:
4 porções de cherne (com 180g cada)
500 ml de champanhe
1 kg de endívias
60g de manteiga
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino branca
1 pote de caviar
300 ml de creme de leite
1 gema
Folhas de erva-doce

Preparo:
- Em uma panela, derreta 30g de manteiga e coloque as endívias (lavadas e cortadas em pedaços). Mexa e tempere com sal, pimenta, açúcar e vinagre balsâmico. Misture e deixe no fogo brando por 15 minutos.
- Em outra panela, ferva o champanhe e cozinhe os filés de peixe por 10 minutos. Escorra e coloque em cima das endívias, já arrumadas, em um prato pré-aquecido. Cubra e reserve.
- Misture a gema e o creme de leite. Reserve. Em uma panela, coloque o champanhe e deixe em fogo alto, até reduzir à metade. Retire do fogo e junte ao creme (creme de leite e gema), batendo com um batedor de arame até obter um molho espesso. Tempere com sal e pimenta. Coloque esse molho sobre os filés, decore com caviar e ramos de erva-doce.

MOUSSE TROPICAL

Ingredientes:
2 magas
6 kiwis
1 maracujá
150 g de açúcar
400 ml de creme de leite
Suco de 1 ½ limão

Preparo:
- Em uma panela, coloque suco de limão, 120 ml de água e o açúcar. Ferva em fogo brando até formar um xarope. Deixe esfriar. Em uma vasilha coloque o creme de leite e bata até ficar consistente. Derrame o xarope de limão, aos poucos, sobre o creme. Bata mais e reserve.
- Separe metade do creme e misture com as mangas (descascadas e trituradas no liquidificador). Coloque em um recipiente de vidro e leve à geladeira.
- Separe a outra metade do creme em duas porções. Na primeira junte o Kiwi (descascado e triturado). Coloque essa mistura sobre o creme de manga e leve novamente à geladeira. Na outra porção junte a polpa de maracujá (coada). Coloque sobre o creme de kiwi. Deixe tudo na geladeira. Sirva com biscoitos de amêndoas.



Lecticia Cavalcanti coordena o caderno Sabores da Folha de Pernambuco, escreve na Revista Continente Multicultural e no site pe.360graus.

Fale com Lecticia Cavalcanti: lecticia.cavalcanti@terra.com.br

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3390237-EI6614,00-Mais+sugestoes+para+a+ceia+de+Natal.html

.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

O delicioso. Esse é o alimento mais rico caseiro. Acima de tudo, as sobremesas caseiras. Eu trabalho em um dos restaurantes em sp mais populares. Nós cozinhamos sobremesas, nossos chefs. Porque sobremesas são mais ricos dissa maneira.