terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Em forma para o verão: questão de prioridade

Passar horas na academia pode causar danos à saúde. A solução é trabalhar focado no objetivo, seja emagrecer, fortalecer músculos ou ganhar preparo físico.

O verão começou, de fato, no último dia 21, e o que não falta é gente cometendo loucuras para entrar em forma e poder colocar aquele biquininho - ou sunga, por que não? – para desfilar pelas praias. Porém, é preciso ficar alerta e não abusar das atividades físicas achando que o resultado será proporcional ao tempo de exercícios realizados. “Um dos grandes erros é quem não estava praticando nenhuma atividade querer compensar esse tempo perdido”, alerta o professor da academia Planet Fitness, Ismar Ferreira, que é pós-graduado em fisiologia do exercício e avaliação da performance humana.

Como milagres não acontecem, o especialista aconselha aos novos atletas a se concentrarem num objetivo. Quem quer perder peso, a melhor opção é se dedicar às práticas aeróbicas, como jump, combat e RPM. “Atividades que utilizam grandes musculaturas têm gasto calórico maior por atuar de forma mais eficiente na utilização da gordura como combustível”, explica. Ambas atividades queimam cerca de 700 calorias por hora.

Segundo o professor, a perda calórica é equivalente e a indicação vai depender do condicionamento físico de cada um. “Enquanto o combat trabalha tanto os membros inferiores quanto superiores, o jump e o RPM priorizam os inferiores e o abdômen”, ressalta. A esteira é também uma alternativa aeróbia bastante indicada para quem tem restrições físicas, assim como as aulas de mix dance, que apesar de ser classificada como atividade de média queima calórica, é excelente para trabalhar expressão corporal e ritmo.

Para os interessados em fortalecer os músculos, Ismar indica atividade local, pump ou GAP. “A local é um exercício mais leve e democrático. Já o pump se caracteriza por trabalhar com a sobrecarga metabólica, devido ao número de repetições alta, que levam a musculatura à exaustão” conta. De acordo com o especialista, o GAP é o preferido das mulheres, já que se detém ao glúteo, abdômen e perna, as grandes preocupações da ala feminina.

Para os homens que, ao contrário delas, têm sua atenção voltada aos membros superiores, o professor indica a musculação. “Além de aparelhos específicos para cada meta, a musculação é um treino individualizado, ideal para quem tem um dia-a-dia tumultuado”.

Se depois de atingir o corpo desejado, a intenção for sair desfilando pelas areias, mais um alerta: “para ter fôlego para as caminhadas, não basta investir em atividades aeróbias – que dão ênfase ao sistema cardio-respiratório -, como se acreditava anteriormente. O segredo está em alternar essas atividades com musculação, pois o músculo precisa de força e resistência, antes do preparo respiratório” conclui.

Planet Fitness (Av. Getúlio Vargas, n. 1458, Bairro Novo, Olinda), e funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 23h; e sábado das 8h às 12h. Informações: (81) 3429.4511.



http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=63387

Nenhum comentário: