quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Maxxi vai abrir loja em Olinda

A rede atacadista (do Grupo Wal-Mart) é voltada para as classes C, D e E, com foco em pequenos estabelecimentos. Obra deve ser entregue em dezembro

Felipe Lima
flima@jc.com.br

A primeira loja da bandeira Maxxi Atacado em Pernambuco será em Olinda. Pertencente ao grupo americano Wal-Mart, trata-se de um atacado voltado para as classes C, D e E, com foco em compradores donos de pequenos estabelecimentos varejistas, muito diferente do Sam’s Club, cujo público-alvo é o consumidor comum que integra as faixas de renda A e B.

O investimento na unidade é de R$ 45 milhões, segundo havia anunciado o presidente do Wal-Mart no Brasil, Héctor Núñez, no final do ano passado, e confirmado em meados de 2009 ao garantir que os investimentos programados pelo grupo para este ano não sofreriam redução, mesmo diante dos reflexos negativos provocados pela crise econômica mundial. A construtora Conic & Souza Filho, contratada para o serviço, confirmou que a previsão de entrega do empreendimento é para o começo de dezembro.

O terreno onde será construída a primeira loja da Maxxi no Estado fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, no bairro de Casa Caiada, em frente ao antigo hotel Quatro Rodas. A área é conhecida na cidade. Por muito tempo havia um litígio acerca de sua titularidade – chegou-se a considerar que ela seria parte integrante da avenida –, por isso nunca tinha sido ocupada. Algum tempo depois começou-se a especular que um Hiper Bompreço iria se instalar na área, o que não se confirmou e a unidade terminou sendo construída em Bairro Novo.

Por isso, a expectativa da população era que fosse erguida uma loja do Grupo Wal-Mart a área. Até então, o terreno só havia servido de palco para diversos circos armarem seus picadeiros, dentre eles o de Beto Carreiro.

As obras de terraplenagem começaram no final da semana passada. Segundo informações da Conic, a loja terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída. Mesmo assim não chegará a ocupar toda a extensão do terreno, pois parte dele é de preservação ambiental.

A bandeira Maxxi é mais uma a entrar na briga pelo mercado de atacado em Pernambuco, inserindo o Wal-Mart definitivamente no ringue. Vai disputar um lugar ao sol com as duas maiores redes no Brasil: o Carrefour, que controla o Atacadão, loja que se alinha ao perfil de “atacarejo” (misto de atacado com varejo), e o Pão de Açúcar, que anunciou investimentos para trazer a Assai para o Estado. Essa também faz parte do grupo de lojas que operam com vendas de produtos em grandes e pequenas quantidades.

A previsão de empregabilidade de uma loja Maxxi gira em torno de 100 funcionários. A bandeira pertencia ao grupo português Sonae. Em 2005, o Wal-Mart desembolsou cerca de R$ 1,7 bilhão para adquirir as 140 lojas do grupo, detentor ainda das bandeiras Nacional, BIG e Mercadorama, que tinham presença destacada no Sul do País.


Jornal do Commercio


OLINDA URGENTE - MAIS DE 180.000 ACESSOS E 3.100 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA
.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

2 comentários:

Ana Claudia Castro disse...

E Eu que pesnsei que iria ser um shopping...
O que vai vender mesmo essa loja??

Geeko disse...

Ana

o Maxxi eh um supermercado que vai vender produtos normais que nem no bompreco, mas no atacado, na caixa, no fardo, entendeu, nada em produto solto.