sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Quase 60% do PIB estadual concentra-se em cinco municípios

Os municípios do Recife (com 33,0%), Jaboatão dos Guararapes (8,53%), Ipojuca (7,76%), Cabo de Santo Agostinho (5,11%) e Olinda (3,61%) são detentores de 58,02% do Produto Interno Bruto - PIB - de Pernambuco. As atividades em destaque, de acordo com as potencialidades de cada região, ficam por conta principalmente do setor de serviços e da indústria de transformação e do comércio. Os números constam de pesquisa, que foi comentada, ontem, pelo coordenador de Contas Municipais, Wilson Grimaldi.

Nas regiões do interior do Estado, Petrolina, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Goiana registraram maior dinamismo econômico, somando juntos 9,53% do PIB estadual. Desses municípios, Petrolina se destaca no setor da agricultura, com ênfase nas culturas da uva - maior produtor do Brasil, manga - segundo maior produtor, goiaba - maior produtor, banana e coco da baía.

Quando considerados os cinco maiores geradores do Produto Interno Bruto por setor, a agropecuária, que se concentra nas regiões de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Goiana e São Bento do Una, soma 24,82% do setor estadual. O setor da indústria, que engloba as atividades de extração mineral, transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil, está concentrado nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Olinda, registrando 61,01% da atividade no Estado.

Em relação aos serviços, apenas o Recife concentra 35,22% do setor, mas também os municípios de Jaboatão dos Guararapes (8,23%), Ipojuca (6,61%), Olinda (4,08%) e Caruaru (3,71%) apresentam participações relevantes. Wilson Grimaldi disse que os investimentos estruturadores atraídos para Pernambuco ainda não influenciaram os números apresentados. “Creio que os números das pesquisas futuras já trarão influência do crescimento econômico de Pernambuco, principalmente em alguns municípios”, ressaltou ele.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2008/dez/exec05181208.htm

.

Um comentário:

Pretinha disse...

Por sua importancia historica, Olinda merecia mais.