terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Viadutos em Olinda têm obras retomadas hoje


Canteiro de obras no Complexo de Salgadinho volta a funcionar hoje, segundo o DER, após uma paralisação de quatro meses nos trabalhos. Foto: Alexandre Gondim/DP/D. A Press

O cidadão-repórter identificado como Agleal pergunta no fórum de jornalismo colaborativo do portal Pernambuco.com, empresa do grupo Diários Associados em Pernambuco, no ar há mais de um ano, quando vão começar as obras dos dois viadutos do girador do Complexo de Salgadinho, em Olinda. A obra, que havia sido iniciada em agosto, sofreu uma paralisação devido a uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que não concordou com a altura dos equipamentos. Pelo projeto original do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), os viadutos teriam 9,5 metros de altura, mas o Iphan considerou que, desta forma, iria prejudicar a visibilidade da paisagem da colina do Sítio Histórico e solicitou uma redução para uma altura de oito metros. O projeto já sofreu alteração, as obras serão reiniciadas hoje e a previsão é que sejam concluídas em novembro de 2009.

Para esclarer ao internauta Agleal, o engenheiro do DER explica que, desde agosto, estavam sendo executadas apenas a instalação das estacas, que servem para dar sustentação às estruturas. Foram instaladas, neste período, um total de 80 estacas. Depois disso, a obra foi suspensa enquanto se aguardava a conclusão do projeto básico com as alterações. "Nós recebemos o projeto com as alterações solicitadas pelo Iphan no último dia 10 de dezembro e agora vamos acelerar as obras para concluir o viaduto no mesmo prazo anunciado anteriormente que é novembro de 2009", revelou o diretor de engenharia do DER, Luís Carlos Fernandes.

A obra, que estava orçada em R$ 19,6 milhões, terá um custo a mais de cerca de 22,5%. O motivo é que, por causa da redução na altura do equipamento, as extremidades dos viadutos, nos dois sentidos, tiveram que ser aumentadas em 70 metros de cada lado. Depois de prontos, eles vão ajudar a desafogar o trânsito no local por onde circulam cerca de 40 mil carros por dia. O complexo é a principal ligação entre os municípios do Recife, Olinda e Paulista

"Naverdade esta obra já tem um atraso de pelo menos 30 anos. Ela é de fundamental importância para a melhoria do tráfego naquela área. Por isso vamos intensificar os trabalhos", ressaltou Fernandes. Segundo ele, o próximo passo será a instalação de estacas, também fora da área do canteiro do girador, o que irá provocar alterações no trânsito. "Vai ser um período de transtornos que a população terá que entender", avisou.

Perimetral - A construção dos dois equipamentos faz parte do plano de melhoria da trafegabilidade nas estradas da Zona Norte do estado. O passo seguinte será a segunda etapa da perimetral que vai ligar o bairro de Casa Caiada ao município de Paulista. O projeto, em fase de licitação, inclui também um viaduto que vai passar sobre o Terminal Integrado de Passageiros de Paulista. Os viadutos também vão estar adaptados para receber no futuro o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ou sobre pneus, uma espécie de metrô que ligará os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, dentro das obras para a Copa de 2014.



http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/23/urbana8_0.asp

2 comentários:

Alexandre disse...

E aí o ano está terminando novamente e o viaduto?
Tem alguma resposta?
Ou ele já está pronto?

Alexandre disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk