sexta-feira, 6 de março de 2009

O Seis de Março em Olinda


Olinda, berço da República e da Democracia no Brasil, comemora a Data Magna de Pernambuco com palestra do jornalista e escritor Paulo Santos de Oliveira, autor de “A Noiva da Revolução”, promovida pela Câmara de Vereadores e pela Secretaria de Educação do Município.

Pouca gente sabe disso. O assunto, infelizmente, ainda não faz parte dos currículos escolares. Mas em Olinda não apenas foi dado o primeiro grito de República no País, já em 1710, como, cem anos depois, aqui também foram embalados os maiores sonhos democráticos e revolucionários brasileiros. No Seminário de Olinda, fundado em 1800 pelo bispo Azeredo Coutinho, formaram-se algumas gerações de homens que exerceram enorme influência na história do País.

O Seminário de Olinda era a melhor escola do Brasil, na época, ao nível de qualquer liceu francês, e formava não apenas religiosos, mas também jovens leigos. Por ele passaram, como mestres ou como alunos, Frei Caneca, Padre João Ribeiro Montenegro, Vigário Tenório, Frei Miguelinho, Cruz Cabugá, Arruda Câmara, o cearense José Martiniano de Alencar, o paraibano Manoel Clemente do Rego, e dezenas de outros grandes personagens da nossa história. Foram eles que fizeram, em 1817, “a única revolução brasileira digna desse nome”, nas palavras do mestre historiador Oliveira Lima, um movimento que teve grande repercussão na América Latina e na Europa; e, mesmo derrotado, contribuiu decisivamente para a Independência, em 1822. Também fizeram a Confederação do Equador, que deu uma lição de democracia ao país, em 1824. E continuaram a participar com destaque da política nacional durante toda a primeira metade do século XIX, quando o Brasil foi forjado.

Para contar como foi a Revolução de 1817, que legou ao Estado a bandeira azul e branca, além da sua Data Magna, o Seis de Março, e para falar da importância de Olinda para esse movimento, a Secretaria de Educação e a Câmara de Vereadores do Município convidaram Paulo Santos de Oliveira, autor do romance “A Noiva da Revolução”. No próximo dia 5 de março, às 19hs00, no auditório da Secretaria de Educação, o jornalista e escritor fará uma palestra, seguida de debates e sessão de autógrafos, para a qual convidamos todos os olindenses, pernambucanos e brasileiros interessados em conhecer bem seu passado, para melhor escolher seus caminhos futuros.



Marcelo Santa Cruz, vereador, PT
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal



.

Nenhum comentário: