quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Aqui tem teatro!... Cadê espaço?!...

A construção da nossa história, ou seja, a história do movimento do teatro na cidade se constitui por momentos significativos onde a nossa participação foi salutar e decisiva, proporcionando divertimento, lazer além colocar em voga um direito do cidadão, destacamos os programas “UM MARÇO DE TEATRO” (15 a 28 de março de 2007) ação em parceria com O MTP/PE; Exposição fotográfica “Olinda: Cenas de uma cidade histórica (julho-2007); exposição de Artes Plásticas Atelier Alternativo (julho/agosto2007), vamos seguindo germinando ações que julgamos contribuir para a formação do povo e resgatar um movimento solidário e de liberdade de expressão.

É o pensar e o agir respaldando pela sociedade artística em geral de Olinda, ações culturais que a Associação de Teatro de Olinda desenvolve até os dias atuais.

A Associação de Teatro de Olinda – ATO uma das poucas entidades de Olinda que realmente cumpre ao propósito pela qual foi criada em meados de 1986, no Teatro Popular do Bonsucesso, resgatar, fortalecer o movimento buscando aliados a todo o momento.

Mais uma vez com o sentimento de dever cumprido com o 5º Ato Ambulante, programa cultural coletivo, onde o movimento teatral local procura apresentar, com grande satisfação, uma mostragem dos espetáculos que circularam e continua a circular, em vários programas da cidade, região metropolitana, cidade do interior, em outros estados como forma da legitimar o movimento... AQUI TEM TEATRO!...CADÊ ESPAÇO?!...

Considerados como ramificações da ATO o Grupo Teatral Meu Sonho é Teu (Alto da Bondade), Grupo Teatral Amanhã eu Digo o Nome (Alto da Mina), Teatro Gazela Negra (Passarinho) Arteiros (Sapucaia de Dentro), Mamulengo Jurubeba (Varadouro), Grupo Teatral Aí...Como Foi? (Olinda Nova), Grupo Teatral Trilha do Ingá (Passarinho), Cia. Humor e Alegria (Varadouro), Teatro dos Amadores de Olinda (Bairro Novo), Ifá-Rhadhá de Art’ Negra (Jatobá), Grupo Pressão no Juízo (Peixinhos) Grupo Dançando a Vida (Cavaleiro) todos com suas especificidades suas particularidades se interligam através desta duradoura entidade que é a ATO, exemplo vivo de movimento cultural, que não se deixa até hoje se abater diante das fortes pressões do sistema político.

Há uma época alguns eram contrários e agora compartilham, senta-se à mesa juntos, cujo cardápio continua sendo a miséria do povo oprimido e excluído. Estamos para construir o momento da história teatral da cidade, somos vitoriosos, comprometidos com os movimentos culturais revolucionários e transgressores, inteiramente compromissados com a missão de fortalecer os movimentos culturais de resistência
Apontamos para o futuro maiores intervenções nos pólos culturais olindenses, que significa para a Associação de Teatro de Olinda – ATO os pilares de um projeto estruturador da cena teatral em Olinda. Continuaremos o trabalho na certeza de que a mobilização e a articulação não podem parar até que um dia o teatro seja visto com respeito e dignidade... AQUI TEM TEATRO!...OS ESPAÇOS ESTÃO AQUI.

Repetimos somos vitoriosos por termos coragem em até hoje podermos resistir a toda e qualquer barreira que tente inibir o nosso objetivo. A ATO esta sempre tentando transmitir para o publico menos favorecido a noção de: O que é cultura através do teatro. Mais uma vez estamos felizes em poder oferecer a toda a diversão da melhor qualidade esperando que sejamos valorizados.

“Pois valemos milhões e somos avaliados em centavos”

Enviado do Buga de Olinda

Nenhum comentário: