sábado, 17 de novembro de 2007

Morcegos tiram sono de moradores de Olinda

Presença de morcegos tira o sono de moradores de Olinda

Moradores de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, estão preocupados com a presença dos morcegos. Por isso, a Vigilância Ambiental do município está estudando os hábitos desses animais.

O morcegos não dão sossego à dona de casa Ivonete Carmelita. Ela mora em um terreno cercado por árvores, um ambiente favorável ao aparecimento destes animais, que já atacaram seus cães e costumam voar por dentro de casa.

O Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao), que faz um trabalho de monitoramento em comunidades de Olinda desde o início do ano, foi acionado para identificar que espécies de morcego costumar freqüentar o terreno. A preocupação é com os morcegos que se alimentam de sangue, pois eles podem transmitir o vírus da raiva.

“Nós catalogamos todas as espécies capturadas, sejam aquelas que se alimentam de frutas e insetos ou aquelas que se alimentam de sangue. Os animais são pesados, medidos, e os que se alimentam de fruta e inseto são liberados, já que nosso objetivo é capturar os que se alimentam de sangue”, explica a do Cevao, Claudenice Pontes.

Os morcegos podem transmitir doenças como a raiva. Todo morcego encontrado vivo ou morto, caído no chão, ou em atividade, durante o dia, deve ser informado ao Cevao, pelo telefone: (81) 3301.5228

Os morcegos estão protegidos por Lei Federal. Matá-los é um crime contra a natureza, sujeito a penalidades. Eles ajudam a preservar o meio-ambiente espalhando sementes em áreas desmatadas e controlando a proliferação de insetos no planeta.

da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=109837

Nenhum comentário: