sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O MAC somos nós - Todos Nós!

Um pouco mais de arte para dinamizar o MAC Olinda // Mais de cem artistas integram a exposição O MAC Somos Nós - Todos Nós!, que será aberta hoje, em homenagem aos 25 anos do título de Patrimônio da Humanidade

Se Olinda já é festiva por essência, quando começa o Arte em Toda Parte parece que o Sítio Histórico se agiganta. E se o número de visitantes quadruplica durante o evento, os artistas também se deixam à mostra. No caso da exposição a ser inaugurada na noite de hoje pelo Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco - MAC, no Varadouro, serão muitos deles: mais de cem pintores e artistas plásticos integram O Mac somos nós - Todos nós!, uma coletiva que comemora as quatro décadas de existência do museu.

De acordo com a diretora do museu, Célia Labanca, outro propósito dessa convergência de gêneros e estéticas é homenagear os 25 anos de Olinda como Cidade Patrimônio da Humanidade, conquista que também é tema da 7ª edição do Arte em Toda Parte. Ao todo, serão 117 artistas, incluindo ícones como Francisco Brennand, Petrônio Cunha, Gilvan Samico, João Câmara e Baccaro; pintores cuja história e trajetória se confundem com a Cidade Alta, como Luciano Pinheiro, Ypiranga, Guita Charifker, Zé Barbosa, Roberto Lúcio e Isa doAmparo; e gente que mora no Recife ou em outros lugares, mas que faz parte do acervo do museu, como Fernando Areias, Gil Vicente, Margot Monteiro, Maurício Silva, José Cláudio, Paulo Bruscky, Marcus Figueirôa, Romero Andrade Lima, Dantas Suassuna, Joelson, Josael Oliveira, Flávio Emmanuel, Rinaldo.

A lista é extensa e serão mais de 300 obras expostas nos vários ambientes do MAC. A curadoria ficou a cargo da pintora Tereza Costa Rego (que também integra a mostra), do diretor de museologia do MAC, o historiador Plínio Victor, e do diretor do departamento de restauração de obras raras, Josemir Fonseca. Segundo eles, "a intenção é que a exposição seja montada anualmente como uma ensemblage em homenagem a Lina e Pietro Bo Bardi, que, a pedido de Assis Chateaubriand, foram os 'catadores' e curadores do acervo inicial do museu, assim como do acervo do Masp de São Paulo, do MAM de Campina Grande e do MAM de Feira de Santana". O Mac Somos Nós - Todos Nós! fica em cartaz até o final de janeiro.

Serviço

Exposição coletiva O Mac Somos Nós - Todos Nós!
Onde: Museu de Arte Contemporênea de Pernambuco (Rua 13 de Maio, 157, Varadouro, Olinda)
Quando: Abertura hoje, às 20h;
visitação diária das 9h às 17h
Quanto: Acesso livre
Informações: 3429-2587

http://www.pernambuco.com/diario/2007/11/23/viver10_0.asp

Nenhum comentário: