terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bacalhau do Batata é um dos mais tradicionais do gênero


Foto: Alexandro Auler/ JC Imagem

Bacalhau, cebola, tomate, pimentão, batata, cenoura, coentro, cebolinho, coco seco, azeite, vinagre, molho de pimenta e um pé de alface. Em dias comuns, seriam ingredientes de uma deliciosa receita, mas na Quarta-feira de Cinzas (6) só pode significar uma coisa: o desfile dos blocos de bacalhau na vara, que esticam a folia em Olinda, Recife e Paulista, no Grande Recife. Os foliões insaciáveis devem acordar cedo, pois a festa começa logo pela manhã e não tem hora certa para acabar.

Um dos mais tradicionais blocos de bacalhau é o do garçom Isaías Ferreira da Silva, o Batata, que morreu em 1993, mas continua eternizado pelas ladeiras da Cidade Alta. Desde 1962, a troça desfila pelas ruas de Olinda. A brincadeira foi criada pelo garçom e um grupo de amigos, já que sempre trabalhavam durante o Carnaval.

Gilvan Bezerra, cunhado do fundador do bloco, mantém a tradição e avisa que vai começar a armar o estandarte às 6h, com o peixe e verduras verdadeiras. A concentração está marcada para as 8h, no Alto da Sé. Por volta das 10h30, o bloco desce a Ladeira da Sé, entra na Rua do Bonfim, passa pelos Quatro Cantos em direção ao Varadouro e, por fim, à Sé novamente. Este ano, 45 músicos vão embalar a multidão nos cinco quilômetros do desfile.

http://jc.uol.com.br/blogs/blogcarnaval2008/canais/noticias/2008/02/05/blocos_de_bacalhau_na_vara_esticam_a_folia_467.php

Nenhum comentário: