terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

As obras da prefeitura

Por E. O. (*)


Todo dia assito na TV ou leio na internet noticias de problemas em Olinda. Obras inacabadas, lixo na rua, canos quebrados, falta d'água... em Ouro Preto, em Rio Doce, em Casa Caiada, em Bultrins.

Mas você não tem que ir muito longe da sede da Prefeitura para achar problemas parecidos. O Centro Histórico, bem cuidado por causa do turismo, tem problemas na porta. Exemplos tem demais...

Descendo pela rua do Amparo e pela rua da Guadalupe, você chega à area que fica entre a Joaquim Nabuco e a Pan-Nordestina. Lá se percebe a diferença do que é "area turistica" e o que não é. Quando você chega perto do Atacadão a diferença já e obvia: ruas de terra, lixo nas ruas, um canal de agua de esgoto. Quem passa só por essas ruas nem imagina que o badalado Centro Histórico fica pertíssimo.

Tem uma rua que desce do Alto da Sé em direção à Praça Barreto (Rua do Sol), o lado oposto da Ladeira da Misericordia. É a rua que faz divisa do centro e Amaro Branco: a Avenida Luiz Gomes. Essa rua viu muito movimento nos dias de Carnaval, das pessoas que a usavam para subir até o Alto da Sé. (Nestes dias até tem um pessoal refazedo a parede do Convento.) Mas na próxima rua a historia é outra. A Travessa Luiz Gomes foi calçada, mas só até onde o olho pode enxergar. Você sobe a ladeira e percebe a mudança: os paralelepipedos somem... a estrada vira terra... tem entulho e lixo perto de um canal de agua fedorenta à beira de algumas casas.

E nem falar do horrivel trecho na Avenida Presidente Kennedy, depois do Giradouro, na entrada da cidade.

A prefeitura sempre vai ter como prioridade concertar o que fica no Centro Histórico, o que eles vêem quando vão ao trabalho, o cantos onde os turistas levam a grana. É uma realidade que temos de aceitar, embora seja uma grande injustiça contra o povo. Seja na divisa com outro municipio ou na divisa com um bairro adjacente, em Olinda tudo o que fique fora do sitio historico ficará sempre fora das prioridades. Acontece aqui, acontece em Cartagena de Indias, acontece em San Juan do Porto Rico, acontece em Buenos Aires e (eu acredito) acontece no mundo inteiro. É um problema da humanidade, e não só dos politicos brasileiros.

Eu? Eu vou me encher de paciência. Vou tomar um banho frio para relaxar. Mas só quando tiver na torneira, pois a caixa d'água está vazia.
___________

(*) E.O. Um estrangeiro viajou no Brasil em 2004 e 2007. Resolveu voltar em 2008, e dessa vez vai se estabelecer em Olinda. Nem parece gringo e já aprendeu português. Agora vai virar Pernambucano.

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: