sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Olinda sedia neste domingo um seminário sobre depressão

Você já passou por momentos de profunda tristeza, teve pensamentos negativos, perda de energia e desinteresse pela vida? Cuidado, esses podem ser alguns sintomas de depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta cerca de 15 milhões de brasileiros.

Para as pessoas que querem conhecer um pouco mais sobre esse problema, haverá um seminário, neste domingo, das 9h às 17h, no Centro de Convenções, em Olinda, que vai abordar o tema. O médico Francisco Cajazeiras, um dos palestrantes do seminário, falou sobre o tema no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (29).

Segundo o especialista, para a pessoa ter certeza de que está com um quadro depressivo, é preciso conhecer bem os sintomas. Além dos mais comuns, citados acima, outros como distúrbio do sono, falta de apetite e dificuldade de memória, todos os dias, durante aproximadamente duas semanas, podem ser indícios da doença.

De acordo com o médico, autor do livro “Depressão: doença da alma”, as causas podem ser biologias, genéticas, psicológicas, sociais e até espirituais, acredita ele, que é espírita. O tratamento, portanto, deve associar medicamentos, que atuam na questão físico-química, e outras terapias.

“Com o acompanhamento médico, é possível controlar a depressão e a pessoa pode, inclusive, não desenvolver novos quadros. Mas o apoio psicológico ou espiritual pode ajudar o paciente a sair da depressão e prevenir outras crises”, afirmou Francisco Cajazeiras.

Quando ao diagnóstico, ele afirmou que só um médico, de preferência um psiquiatra, pode fazer a avaliação exata do quadro. Cajazeiras diferenciou a depressão da síndrome do pânico, doenças que muita gente confunde. “Os sintomas da síndrome do pânico estão mais relacionados à ansiedade, à sensação de morte iminente, com sintomas físicos como palpitações no peito. Já a depressão tem a ver com o humor”, explicou.

Para obter outras informações sobre a palestra, ligue para o telefone (81) 3444.1750.
da Redação do pe360graus.com

http://pe360graus.globo.com/

.

Acesse: www.olindaurgente.com.br
no Portal O Nordeste.com: www.onordeste.com

.

Nenhum comentário: