sábado, 2 de fevereiro de 2008

Lá vem O Homem da Meia-Noite






1h 20min - Desfile passa. Faltou orquestra. Faltou policiamento. Mais uma vez, a multidão fica frustrada por falta de planejamento na saída do clube que arrasta uma multidão no Carnaval de Olinda.
1h 12min - Polícia Militar consegue dispersar os grupos em briga e controlar a situação próximo a Bodega do Véio.
1h 07min - Nova confusão e brigas na Rua do Amparo. Um tiro e a polícia avança, sob aplausos da população, para enfrentar os grupos que estão brigando.
1h 02min - Situação fica mais calma. Passa a segunda orquestra do Homem da Meia Noite.
1h 00min - Brigas e confusão na Rua do Amparo.
0h 56min - Boneco do Homem da Meia Noite entra na Rua do Amparo.
0h 53min - Som da primeira orquestra do Homem da Meia Noite chega na Rua do Amparo.

Acesse e veja cenas de arquivo de vídeo da saída do Homem da Meia Noite:

http://br.youtube.com/watch?v=ed5uImIf0FY&NR=1

0h50min - Clarins do Homem da Meia Noite despontam na Rua do Amparo.
0h20min - O Homem da Meia-Noite já saiu do Largo do Bonsucesso.


O Homem da Meia-noite

Alceu Valença

Deu meia noite
São doze em ponto
Deu meia noite na noite
São doze em ponto
E a lua cheia clareia os Quatro Cantos
E a lua cheia clareia os Quatro Cantos
Pra ver quem vem passar
Descendo a ladeira
Pra ver quem vem passar
Fervendo a chaleira
É o Homem da Meia Noite que vem
Vestindo fraque colete
Gigantes pernas de pau
Dançando na multidão
Com riso de manequim
Com riso de manequim
Mamãe querendo enganar

O HOMEM DA MEIA-NOITE

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

O atual Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, surgiu no carnaval de 1931, como uma dissidência de sócios da troça carnavalesca o Cariri de Olinda.

O pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz; o carpinteiro Sebastião da Silva; os encadernadores Cosme José dos Santos e Heliodoro Pereira da Silva, além do sapateiro, Manoel Joaquim dos Santos (Neco Monstro), todos olindenses, revoltados por não terem sido contemplados na chapa oficial da diretoria do Cariri, criaram a
Troça Carnavalesca Homem da Meia-Noite.

O nome foi inspirado pelo herói de um seriado de aventuras exibido, na época, no Cinema do Carmo, em Olinda: um detetive que saía de dentro de um relógio para prender criminosos.

Para desbancar o Cariri, que tinha orgulho de abrir o carnaval de Olinda, desde o século XIX, o Homem da Meia-Noite saiu, no primeiro minuto do domingo de Momo, pelas ruas da cidade, antes do seu novo rival.

Nos dois primeiros carnavais, de 1931 e 1932, a troça não contou com alegorias. Saiu apenas com o seu estandarte, bordado com um relógio marcando doze horas, e um boneco gigante confeccionado por Luciano Anacleto de Queiroz e Benedito Barbaça, marceneiro e entalhador.

Com a estrutura em madeira, o boneco original tinha a cabeça, o busto e as mãos em papel gomado e massa corrida para o acabamento, pintados numa tonalidade semelhante à da pele humana. Media 3,50 metros e pesava 50 quilos. Seus braços eram recheados de palha para colchão e, assim como os punhos e as mãos, continham areia para mantê-los em posição durante as evoluções. Para a confecção das roupas foram necessários mais de 22 metros de tecido.

O carregador do boneco gigante o leva na cabeça, apoiado em uma almofada. Para que possa se orientar ao andar e dançar, a cintura do boneco fica na altura dos seus olhos, onde existe uma abertura (no local da braguilha da calça do boneco).

O Homem da Meia-Noite foi carregado durante 57 anos pela mesma pessoa, o bonequeiro Cidinho, que nunca teve problemas em enfrentar o peso e o calor no interior da estrutura do boneco. A temperatura pode atingir mais de 40º, durante o desfile pelas ladeiras olindenses.

Sua primeira sede ficava na Rua do Amparo nº 31. Atualmente, está localizada em frente à Igreja de Nossa do Rosário dos Homens Pretos, no bairro do Bonsucesso, na Marim dos Caetés.

O hino do clube, tanto a letra quanto a música, são de autoria do mestre Bernardino da Silva, que foi diretor da Banda 10 de Novembro, de Olinda.

Desfilou sem interrupções de 1931 até 1949. De 1950 a 1953, no entanto, o clube não saiu principalmente por falta de recursos financeiros. A partir de 1954, ano de comemoração da Restauração Pernambucana, o então prefeito de Olinda, Alfredo Lopes, destinou verbas para o clube que voltou a desfilar sem mais interrupções até hoje.

Desde a sua fundação, o Homem da Meia Noite mantém a tradição de desfilar pelo mesmo percurso, nas ruas da Cidade Alta, em Olinda, abrindo oficialmente à meia-noite do sábado de Zé Pereira, o carnaval da Marim dos Caetés.

Seu calunga, o boneco gigante mais antigo a circular pelas ladeiras olindenses, foi escolhido por aclamação popular para ser o símbolo do carnaval 2006 e da cidade de Olinda, 1ª Capital Brasileira da Cultura.

Em dezembro de 2006, o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Como Ponto de Cultura, a agremiação tem responsabilidade para com o fomento da cultura carnavalesca e da produção artística de Olinda.

FONTES CONSULTADAS:

BONALD NETO, Olimpio. O Homem da Meia-Noite. Recife: Fundaj, Inpso, Coordenadoria de Folclore, 1978. (Folclore, n. 46).

BONECOS Gigantes de Olinda. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2007.

PATRIMÔNIO vivo na Cultura Viva. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2007.

SÍMBOLO: os encantos do Homem da meia Noite. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2007.

Nenhum comentário: