sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Guia do Carnaval de Olinda

COBERTURA EM TEMPO REAL









Direto da Casa do Carnaval de Olinda, Rua do Amparo 292, Sábado, 2 de fevereiro de 2008, às 11h 50min.

SERVIÇOS DO CARNAVAL

Quem for brincar em Olinda tem vários serviços à disposição

Banheiros Públicos
A infra-estrutura do carnaval de Olinda contará este ano com um total de 150 cabines sanitárias, que serão distribuídas pelo circuito do carnaval 2008. Os lugares escolhidos para abrigar os banheiros foram Varadouro, Bica dos 4 cantos, Bonsucesso, Passódromo, Ribeira, Travessa do Bonfim, Alto da Sé, Travessa São Francisco, 12 de março, Correios, Praça da Preguiça, Sigismundo Gonçalves, 10 de novembro e 15 de novembro.

Placas de sinalização serão afixadas nas proximidades de cada bateria de sanitários. Para a manutenção e supervisão dos banheiros públicos, uma equipe de 70 pessoas fará o trabalho de higienização e desodorização. Na ação, serão utilizados 150 litros de desodorizante, um caminhão-pipa e 170 fardos de papel higiênicos.

Fiscalização do Som
A Secretaria de Assuntos Jurídicos e Defesa da Cidadania vai manter uma equipe de 16 procuradores municipais, trabalhando em sistema de revezamento. O objetivo será de fazer cumprir a Lei 5.306/2001, que proíbe a utilização de aparelhos de som com a intensidade acima de 70 decibéis, evitando a formação de focos de animação não oficiais que possam atrapalhar o desfile das troças e blocos característicos do carnaval popular de Olinda. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3429.0169 / 3439.3081.

Lambe-lambe virtual
O Mercado da Ribeira vai abrigar o projeto Lambe-Lambe Virtual. Pelo segundo ano consecutivo, os foliões fantasiados serão clicados e as fotos vão ser disponibilizadas, em tempo real, no hotsite do Carnaval. O espaço também irá possibilitar que os foliões descarreguem as fotos de suas próprias câmeras e armazenem o material em CDs.

Atendimento Médico
Os dois Serviços de Pronto Atendimento (SPA) já existentes na rede, Adulto e Infantil, localizados respectivamente no Bairro Novo e Carmo, receberam reforços desde a semana pré-carnavalesca para atender a população. Como de costume, será instalado um posto de atendimento (24h) na Policlínica Barros Barreto, na Praça do Carmo, onde equipes ficarão de prontidão desde a noite da sexta-feira até a quarta-feira de cinzas.

Já o SAMU-192 estará em alerta 24h com cinco unidades móveis, sendo uma de suporte avançado (UTI), funcionando para atender casos de urgência à população. A Secretaria de Saúde vai manter uma ambulância de suporte básico ao lado do Passódromo, que estará localizado na Presidente Kennedy.

Visando reforçar o controle de possíveis abusos de natureza sexual (estupro) praticados durante o Carnaval, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar no SPA-Adulto – em Bairro Novo – o atendimento e a contracepção de emergência (pílula do dia seguinte) para mulheres que forem vítimas de estupro. Em seguida, a paciente será encaminhada para acompanhamento ao Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, situado na Rua do Sol, em Olinda.

Coordenadoria da Mulher
As foliões contarão com a Ouvidoria da Mulher, que funcionará das 8h às 12h e das 14h às 17, na Casa da Cidadania, oferecendo serviços jurídicos. A Coordenadoria da Mulher também desenvolverá o projeto Mulheres tecendo o carnaval. A iniciativa irá reunir em exposições, de 27 de janeiro até 05 de fevereiro, a produção artesanal das mulheres de Olinda.

Orientação ao turista
A Casa do Turista vai oferecer serviços para os foliões que desejam informações turísticas, programação do carnaval, dicas de restaurantes, hotéis, transportes, entre outros assuntos relacionados à folia de Momo. O horário de funcionamento durante os quatro dias de folia é das 9h às 20h. Também será instalado na Avenida Liberdade um ponto de informações e um posto no giradouro de Peixinhos.

Alterações de trânsito
Durante o Carnaval, o trânsito de Olinda passará por uma série de modificações. Será instalado um bloqueio móvel na entrada da cidade pelo Memorial Arcoverde. Os ônibus seguirão em sentido a Avenida Pan Nordestina e continuarão neste desvio até os Bultrins, Casa Caiada e Bairro Novo. A volta deles para o Recife passará pelo mesmo trajeto.

Os pontos de táxi estarão localizados em pontos estratégicos perto dos focos de animação; na Avenida Presidente Kennedy, próximo a Passarela do Frevo, na Avenida Joaquim Nabuco, próximo à ladeira da Rua 15 de Novembro, no Carmo, próximo ao Pólo Carmo e na Rua Coronel João Joaquim Antunes, próximo ao Pólo Animação da Praça 12 de Março.

Os bloqueios móveis estarão presentes também na Avenida Presidente Kennedy, na saída do giradouro, sentido Varadouro; no encontro da Avenida Presidente Kennedy com a Avenida Olinda, já no largo do Varadouro; na subida da Estrada do Bonsucesso.

Os bloqueios fixos circundarão todo o sítio histórico e áreas de folia, isolando os locais para a segurança de quem vem curtir o Carnaval de Olinda. Eles estarão presentes em todas as ruas de acesso ao Varadouro, Bairro Novo (próximo à praça 12 de Março), Amaro Branco, Bonsucesso, Amparo e Carmo. Os carros devidamente adesivados poderão passar pelos bloqueios móveis e terão acesso às ruas dentro das áreas de folia.

Políticas Sociais
O Conselho Tutelar estará funcionando com o plantão fixo 24 horas, na Rua José Augusto S. Braga, 752 – Bairro Novo, próximo ao Colégio Imaculado e Programa Segundo Tempo. Telefones: 3494.2120, 9634.8764, 9632.0922.

http://www.folhape.com.br/

BURRINHA MANHOSA

Bloco da Burrinha Manhosa sai daqui a pouco

Daqui a pouco sai, nas ruas de Olinda, o Bloco da Burrinha Manhosa, destinada exclusivamente ao público infantil. Os adultos só entram no cordão de isolamento se for pai de alguma das crianças que estiverem dentro.

“Tudo começou quando fiz uma fantasia para meu filho de uma burrinha. De repente as pessoas começaram a chegar e terminamos organizando este bloco. É uma forma de reunirmos as famílias e brincarmos em paz”, declarou.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

COBERTURA EM TEMPO REAL




Troça Carnavalesca Mista Ou Vai ou Racha - Direto da Casa do Carnaval de Olinda, Rua do Amparo 292, Sábado, 2 de fevereiro de 2008, às 01h 5min.

KIBOSTAÉESSA


Vilões O apagão aéreo está tão atravessado na garganta dos brasileiros que mesmo em bloco de carnaval é visto como o maior vilão. Foi o primeiro (38,96%) na pesquisa feita com internautas pelo estreante Ki b. é essa, bloco que sai hoje, às 10h, do Mercado da Ribeira (Olinda). Em segundo lugar, o Renan Gate (20,78%) e, em terceiro, a volta da febre amarela (15,58%).

OLINDA É OBRIGADA A DEIXAR PORTAS ABERTAS PARA TÁXIS


JUSTIÇA // No entanto, liminar concedida por juiz ainda pode ser derrubada durante a folia

A Prefeitura de Olinda até que tentou, mas não conseguiu manter o plano para impedir a entrada de táxis de outras cidades no sítio histórico durante o carnaval. Dos dois recursos que impetrou junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o governo municipal teve ontem resposta negativa ao agravo de instrumento impetrado contra a decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública, Frederico José Torres Galindo. O magistrado liberou o acesso dos veículos. O outro recurso, um pedido de supensão de liminar, não havia sido julgado pelo presidente do tribunal, desembargador Antônio Camarotti até o fechamento desta edição. Mas há a possibilidade de a decisão do juiz ser derrubada ainda durante a folia.

Sem o aval da Justiça, a Secretaria de Planejamento liberou a entrada dos táxis de cidades vizinhas já no começo da tarde, quando os bloqueios foram montados. "Estamos montando o esquema para atender a determinação judicial em vigor", disse o procurador geral do município, César André Pereira. Ele já não acreditava, às 20h de ontem, que o TJPE derrubasse liminar da Vara da Fazenda Pública de Olinda. Segundo o procurador, o agravo de instrumento apresentado pela prefeitura foi analisado pelo desembargador Fernando Cerqueira Noberto dos Santos.

Os taxistas recifenses comemoram o acesso livre para desembarque de passageiros no foco da folia olindense. "As coisas ficam melhor assim, pois as pessoas não vão ficar no meio do caminho", considerou Ronowilson Silva. Ele foi um dos dezenas de taxistas que fizeram viagens ontem à tarde para o sítio histórico. A reportagem do Diario registrou a entrada de 14 táxis da capital, durante 20 minutos, no bloqueio da Avenida Olinda. Se o esquema planejado da secretaria prevalecesse, os passageiros teriam que descer no bloqueio. E para chegarem aos pólos do carnaval teriam que apanhar táxis olindenses ou caminhar cerca de dois quilômetros.

Pena - Os usuários dos táxis de Olinde e os identicados como do Aeroporto Internacional dos Guararapes, segundo o plano da prefeitura, poderiam passar pelobloqueios sem problemas. Essa medida foi considerado inconstitucional pela promotora de Defesa do Consumidor, Helena Capela, que ingressou com uma ação civil pública na Vara da Fazenda Pública. A promotora realizou audiências públicas para tentar um acordo entre a prefeitura e o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, que reivindicavam o acesso livre para desembarque dos passageiros.

"Cumpriremos a decisão judicial, mas estamos certos de termos agido dentro da lei", comentou o secretário de Planejamento, Oswaldo Lima Neto. No caso, considerou ele, a prefeitura guiou-se pela Constituição Federal e o Código de Trânsito Brasileiro, os quais afirmam caber ao município a gestão do trânsito. Lima Neto disse que a fiscalização será rigorosa em relação aos táxis de outras cidades que fizerem embarque de passageiros na cidade. A pena será uma multa no valor de R$ 1.500 e a apreensão do veículo.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/02/urbana13_0.asp

CIDADE ALTA: ATRAÇÕES PELAS LADEIRAS HISTÓRICAS


A casa do cantor Alceu Valença, na Rua Prudente de Moraes, se transformará em um dos points olindenses durante o carnaval. O espaço, patrocinado pela Skol, promete trazer várias atrações. Os shows acontecem na área interna, mas nada impedirá que os convidados dêem uma palhinhas para o folião que estiver na rua. Entre os nomes confirmados, estão o de Jorge Aragão e da Nação Zumbi. Na terça-feira, o encerramento ficará por conta do anfitrião, Alceu, e do cantor André Rio. E amanhã, segunda e terça-feira, a bateria do bloco Patusco vai sacudir a cidade alta. No domingo, o Patusco sai às 10h da sua sede, no Varadouro. Neste ano, 120 integrantes darão o tom da folia. E ainda tem porta-estandarte, Ala da Velha Guarda, madrinha, rainha e princesa de bateria.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/02/urbana8_0.asp

OLINDA OFERECE OPÇÃO PARA OS FUJÕES DO GALO


DICA // Cerca de 90 agremiações desfilam hoje pela cidade histórica e ainda há 14 pólos de animação

A festa nas ladeiras de Olinda é uma opção para quem deseja fugir da muvuca do Galo da Madrugada. O sábado de Zé Pereira é tido como o mais tranqüilo no Sítio Histórico, porque recebe menos foliões do que nos outros três dias. Isso não significa que a animação seja menor. A alegria está presente nos blocos, nos frevos, nas fantasias e nas brincadeiras. Cerca de 90 agremiações desfilam hoje, entre troças, afoxés, maracatus e escolas de samba, e ainda há 14 pólos de animação distribuídos na cidade.

O movimento da manhã é mais calmo e é quando é possível admirar as fantasias e as improvisações dos foliões. Foi do improviso, por exemplo, que surgiu o bloco "As Velhas Debaixo da Cama" em 2001. Carinhosamente chamadas de "véias", elas se concentram na Rua do Bonfim, em frente à igreja, a partir das 9h30, para sair às ruas, entoando versões de músicas conhecidas. A introdução do hino do Ceroula virou "tá gagá, tá gagá, tá gagá". Divertidas, cada "véia" capricha no visual - tem a "velha guarda", a "velha Loyola", a"velha Fischer". Até os homens se vestem de velhas.

À tarde, o clima esquenta e as principais agremiações ganham as ladeiras. De todas elas, talvez a Ceroula e o Eu Acho é Pouco sejam as mais aguardadas do dia. A primeira, com 46 anos de carnaval, sai às 15h do Jatobá e, nas cores azul e branco, garante a folia. O segredo da troça é a orquestra azeitada, o hino que é sempre um "hit", e a energia dos integrantes. A Ceroula não é para fracos, exige disposição para entrar na multidão que a acompanha.

O folião, depois, pode seguir para o Largo do Mosteiro de São Bento. É lá que se concentra o Eu Acho é Pouco, que tem saída marcada para as 17h. Vale chegar cedo, uma hora antes, para recarregar as baterias e ver os integrantes do bloco se reunirem com suas roupas nas cores amarelo e vermelho. Quando a orquestra dá os primeiros acordes e o dragão, símbolo do bloco, desperta, não fica ninguém parado.

Os mais resistentes podem seguir o dragão até o final do desfile, na Ribeira. Depoi, é esperar a hora de ver a saída do Homem da Meia-Noite, um dos mais tradicionais de Olinda. Este ano, o boneco gigante completará 76 anos e antecipa o horário de saída para as 23h58 no Bonsucesso. É um espetáculo emocionante, mas para poucos. Recomenda-se não ir sozinho, sempre em turmas.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/02/urbana7_0.asp

Nenhum comentário: