segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Vergonha: Banheiros na porta da Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe


A Prefeitura de Olinda instalou uma bateria de sanitários na porta da Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Além de falta de sensibilidade com o Patrimônio Histórico da Cidade Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, um flagrante desrespeito com a crença religiosa dos moradores.

Dirigentes públicos podem não acreditar em Deus, mas não têm o direito de desrespeitar quem acredita.

HISTÓRIA

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Matriz da Paróquia do Guadalupe) -
Foi construída entre 1626 - data fachada - e 1629, quando Portugal estava sob domínio Espanhol, o que explica a devoção aos homens pardos, 'indios e mestiços, libertos ou escravos.

Nossa Senhora do Guadalupe, patrona da América Latina

Nossa Senhora de Guadalupe, ou Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada pelos católicos a Patrona da Cidade do México (1737), do México (1895), da América Latina (1945) e Imperatriz da América (2000). Sua orígem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531.

Pelos relatos, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruiu-o a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar, e deixou Sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma, um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem. Em ampliações da face de Nossa senhora, os Seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à Sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo! O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro.

Nenhum comentário: