sábado, 2 de fevereiro de 2008

Cobertura em tempo real do Carnaval de Olinda


No inicio da década de 80, período de intensa movimentação política, social e cultural do movimento negro pernambucano o Táta Raminho de Oxóssi funda o Afoxé Povo de Odé, também chamado de Ará Odé, que significa Ará = Povo e Odé = Orixás das matas, que é o patrono do grupo.

Com isso o Afoxé torna-se um ritmo afro presente na cultura local. De origem iorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como "a fala que faz". As melodias entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas ou orôs entoados nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá.

O Afoxé, longe de ser, como muita gente imagina, apenas um bloco carnavalesco, tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé. Vem daí o fato de chamar-se o afoxé, muitas vezes, de "Candomblé de rua". Inclusive por homenagear um orixá, geralmente, o orixá da casa de candomblé a que pertence.

Em Pernambuco, o afoxé surge com o Povo de Odé em 23 de abril de 1982 , como uma das formas de se fazer chegar à maioria da população, o debate sobre consciência negra e liberdade, através da música. Grupos como o Afoxé Ará Odé que se expressaram como blocos-afro com características de movimento social, pois, o grupo investe na transmissão de saberes para as novas gerações através de oficinas de percussão, dança, costura, estamparia que integram o projeto sócio-cultural da entidade. As cores são Azul e branco, seu repertorio é de autoria própria e fala sobre resistência, religião e beleza da raça negra.





Afoxé Povo de Odé - Direto da Casa do Carnaval de Olinda, Rua do Amparo 292, Sábado, 2 de fevereiro de 2008, às 17h 50min.

Direto da Casa do Carnaval de Olinda, Rua do Amparo 292, Sábado, 2 de fevereiro de 2008, às 16h 30min.



A Cabaçuda de Jardim Brasil - Direto da Casa do Carnaval de Olinda, Rua do Amparo 292, Sábado, 2 de fevereiro de 2008, às 15h 10min.















Direto da Casa do Carnaval de Olinda, Rua do Amparo 292, Sábado, 2 de fevereiro de 2008, às 14h 50min.

Nenhum comentário: