terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Olinda: Acervo será inventariado


Igreja de Nossa Senhora do Carmo está entre os monumentos que serão catalogados pelo Iphan Foto: Alexandre Gondim/DP - 7/3/07

Monumentos religiosos e museus de Olinda terão seus acervos inventariados. Exatamente 7.595 objetos, a exemplo de altares e santos, serão identificados e cadastrados por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Gilberto Freyre. A intenção é proteger esse patrimônio contra furtos e roubos, além de levar à população a conhecer a existência desse material. O trabalho faz parte do Programa de Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados, desenvolvido pelo Iphan, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entre os 28 monumentos religiosos e museus que receberão o projeto estão o Convento de São Francisco, Seminário de Olinda, Museu de Arte Sacra de Pernambuco (antigo Palácio Episcopal), e as igrejas Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresa, Misericórdia, Nossa Senhora do Amparo e Nosso Senhor São Salvador do Mundo (Catedral da Sé). "Não só a estrutura física será identificada, mas os crucifixos, armários, cadeiras e santos, por exemplo", adianta o coordenador geral de projetos da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto. O BNDES apoia o projeto investindo R$ 488,6 mil, recursos a fundo perdido.

Cada objeto vai passar por classificação, descrição, pesagem, mensuração, registro fotográfico detalhado, incluindo sinais e marcas específicas. Além de catalogados, serão registrados em slides. As fichas ficarão reunidas em brochuras, produzidas em três vias. Mas, embora passe por todo esse processo, cada bem permanece em seu local de origem, à disposição da comunidade. Segundo Freyre Neto, o trabalho vai durar em torno de um ano. "Esse é um projeto que está com 25 anos de atraso, tempo em que Olinda foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco".

No estado, já foram inventariados todos os 15 monumentos históricos religiosos do Recife e cinco de Igarassu. No município de Olinda, apenas o Mosteiro de São Bento teve 12.690 objetos inventariados. Pernambuco possui 84 monumentos tombados, que abrigam um acervo estimado de 30,5 mil objetos, constituindo um dos mais importantes do Brasil. Além do projeto proposto pela Fundação Gilberto Freyre, o BNDES acaba de apoiar outros 27 projetos , sendo três no Nordeste.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/02/13/urbana2_0.asp

Nenhum comentário: