domingo, 15 de junho de 2008

Bondes vão voltar à cena metropolitana


- Percurso do VLT da estação Joana Bezerra passando pela Agamenon Magalhães até a Arena em Peixinhos. Nesta opção já há investidores interessados em uma parceria público privada.

- Percurso do VLT do Cais José Estelita passando pelo Porto do Recife, Rua da Aurora até o Shopping Tacarruna. Nesta opção, os investidores ainda não estão convenciados, mas a região deve ser valorizada com a recuperação do porto.

Plano prevê interligação das quatro principais cidades da RMR por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para a Copa do Mundo de 2014

Tânia Passos
Da equipe do Diario

Os trilhos dos antigos bondes que circularam no Bairro do Recife até o século passado, ainda podem ser vistos em algumas ruas como a do Bom Jesus. O romantismo dos bondinhos deve estar de volta, mas em um formato mais moderno, os chamados Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). O Plano Metropolitano de Reestruturação Urbana - Pernambuco na Copa em 2014, prevê, entre outras ações estratégicas, a implantação de um sistema de transporte em massa que interligue por VLT as quatro principais cidades da Região Metropolitana: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista à arena (estádio) a ser construída no Complexo Salgadinho, entre o Recife e Olinda.

No estudo que está sendo elaborado pelo Núcleo Tecnológico de Operações Urbanas da Secretaria Estadual de Planejamento há três opções a serem levadas em conta para o percurso de 25 quilômetros entre Jaboatão dos Guararapes e Paulista. A primeira prevê uma linha direta saindo de Jaboatão, onde hoje se encontra a Lagoa Olho D'água, seguindo pela Avenida Domingos Ferreira até a estação de metrô Joana Bezerra. Neste ponto haverá uma bifurcação. Uma linha segue pela Agamenon Magalhães (pelo canteiro central) até o terminal de ônibus de Paulista e outra pelo Cais José Estelita e por toda a extensão do Porto do Recife, uma área que vai ser beneficiada dentro do Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda.

"Há vários grupos interessados na linha que passará pela Agamenon, mas estamos fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância e a valorização da linha do Cais em razão da revitalização do Porto do Recife, que já vai ser iniciada este ano. O que é uma prova de que trata-se de uma área com bastante potencial para o VLT e significa também a volta dos bondes na área histórica do Recife", ressaltou o arquiteto Zeca Brandão, coordenador do núcleo de operações urbanas, responsável pela elaboração dos projetos de infra-estrutura para viabilizar a vinda da Copa para o estado.

Outra alternativa é a construção de anéis viários interligando osVLTs ao metrô. Nesta opção seriam construídos três anéis: um na altura do shopping Recife (transportando o passageiro entre o shopping e a orla e retornando para o metrô), outro no aeroporto e o terceiro no shopping Tacaruna. "Os anéis fazem um roteiro interligando os passageiros ao metrô, que é uma linha paralela. O metrô também teria que passar por uma adaptação para receber público das classes a e b", explicou Brandão.

Trajeto - Em uma terceira possibilidade a linha para os VLTs seria construída aproveitando o trajeto previsto no projeto da Via Mangue. "Esta é uma alternativa a ser discutida com o município e é bastante interessante porque seria construída já prevendo a linha para o VLT e a interligação ao metrô", ressaltou Brandão.

O ponta pé inicial para execução dos projetos deve ocorrer em outubro deste ano quando deverão ser anunciadas as cidades vencedoras para ser subsede da Copa em 2014. Das 18 que estão na disputa vão ser selecionadas 12. O Recife concorre diretamente com outras capitais do Nordeste como Salvador e Fortaleza. "As cidades do Sudeste estão naturalmente selecionadas. O Recife concorre com as capitais do Nordeste e tem grandes chances", disse Brandão.

Além das belezas naturais que o estado também dispõe, há mais dois fatores que deverão ser levados em conta pela Fifa. O plano de estruturação urbana proposto pelo governo do estado e a conquista da Copa do Brasil por um time pernambucano."Acreditamos que a vitória do Sport na Copa do Brasil pode pesar na decisão. Em outras capitais há times na terceira divisão", ressaltou Brandão. Faltando seis anos para a realização do evento, o otimismo é grande. Segundo o gerente de planejamento das Parcerias Públicas Privadas (PPP) do governo do estado, Sílvio Bom Pastor, se o Recife for escolhido, a viabilização para os projetos estruturais será imediata. "O VLT é apenas um dos projetos, há uma série de intervenções para melhorar a infra-estrutura na área da saúde, saneamento e segurança", explicou.


http://www.pernambuco.com/diario/2008/06/15/urbana7_0.asp

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