sábado, 7 de junho de 2008

Rio Doce: Trupe apresenta Quadrinhos de Ziraldo


Segunda-feira é dia de a criançada olindense se divertir com as travessuras do Menino Maluquinho, um dos mais famosos personagens do e escritor Ziraldo, e seus amigos. A trupe que encena as peripécias do irrequieto garoto e as aventuras das criações do cartunista desembarca na Vila Olímpica de Rio Doce para duas apresentações gratuitas. A iniciativa faz parte do projeto Um caminhão para Ziraldo, da Fundação Social da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). As sessões são às 9h30 e às 15h30.

De acordo com os organizadores, o objetivo do projeto é levar ao conhecimento do grande público grandes nomes da literatura nacional e incentivar o hábito da leitura, utilizando como ferramenta as artes cênicas. Um caminhão para Ziraldo envolve um batalhão formado por artistas, produtores, figurinistas, cenógrafos, sonoplastas e técnicos.
A cada ano, o projeto escolhe um escritor brasileiro que empresta suas obras para a divulgação da cultura nacional. O Menino Maluquinho será encenada em 15 estados do país e a expectativa é de que o público chegue a 250 mil espectadores. O caminhão usado pelo projeto tem 14 metros de comprimento e é adaptado e equipado com equipamentos de som, luz e telão, prontinho para se transformar em um palco.

O mineiro Ziraldo se lançou na carreira de cartunista e escritor nos anos 50 em jornais e revistas de circulação nacional. Além de pintor, é jornalista, escritor, teatrólogo, chargista e caricaturista. A fama como autor infantil veio nos anos 1960, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira: A Turma do Pererê.

Durante a Ditadura Militar, Ziraldo fundou, em companhia de outros humoristas, o consagrado O Pasquim. Criou quadrinhos para adultos, como Super-mãe e Mineirinho - o Comequieto. Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, Flicts, um sucesso editorial. Em 1980 foi a vez de O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. O livro ganhou adaptações para teatro, quadrinhos, ópera infantil, video-game, internet e cinema.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=200866205030&assunto=76&onde=1

Nenhum comentário: