segunda-feira, 9 de junho de 2008

Shows homenageiam 50 anos da Bossa Nova


Maestro Edson Rodrigues. Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press.

Centro de Educação Musical de Olinda promove concerto, com duas apresentações gratuitas, no Teatro Beberibe

Os 50 anos da bossa nova terá programação comemorativa hoje e amanhã promovida pelo Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo). O evento Bossa Nova: o samba diferente que ganhou o mundo será marcado por duas apresentações gratuitas no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, Olinda. Esta noite, às 19h30, o repertório será marcado por execuções instrumentais protagonizadas por jovens professores do Cemo. Entre uma música e outra, os instrumentistas farão explanações sobre os fatos históricos e importantes composições. Inserido entre músicos que acompanharam artistas ícones da bossa nova, o maestro e saxofonista pernambucano Edson Rodrigues estará hoje no teatro Beberibe. De acordo com a diretora do Cemo, Anaide da Paz, ele tocará e dará depoimentos sobre sua participação na trajetória do gênero genuinamente brasileiro, surgido na segunda metade da década de 1950.

"Este evento é resultado de idéias compartilhadas entre professores e alunos. Já que o mundo inteiro tem falado sobre os 50 anos da bossa nova, também decidimos prestar nossa homenagem", explica Anaide. Na terça-feira, cerca de 15 alunos, com faixa etária entre 16 e 25 anos, estarão no palco para mostrar um repertório de grandes sucessos de artistas que marcaram o período como Tom Jobim, Carlos Lyra, João Gilberto, Roberto Menescal, Luiz Bonfá, entre outros. "Será um momento em que os alunos tocarão e cantarão em coro", adianta Anaide sobre um segundo momento do espetáculo, aberto pelos profissionais e também professores da instituição. Breno Lira (guitarra), Roberto Silva (sax), Luiz Neto (baixo elétrico), Fernando Salomão (bateria), Fernando Torres (voz/sax/flauta transversal) e Edilson Staudinger (teclado) formam o sexteto que se apresenta nas duas noites.

A partir do segundo semestre deste ano, o mesmo grupo de professores e alunos estará à disposição de escolas e instituições públicas para fazer apresentações do projeto Bossa Nova: o samba diferente que ganhou o mundo. Gestores interessados devem entrar em contato com a diretora do Cemo, Anaide da Paz, para fazer agendamento.

Serviço

Bossa Nova: o samba diferente que ganhou o mundo, com professores e alunos do Cemo
Quando: Hoje e amanhã, às 19h30
Onde: Teatro Beberibe, Centro de Convenções (Complexo Salgadinho, Olinda)
Quanto: Gratuito
Informações: 3241-5065

http://www.pernambuco.com/diario/2008/06/09/viver1_0.asp


.

Nenhum comentário: