quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sapucaia: Homem morre com suspeita de meningite bacteriana

Um homem morreu com suspeita de meningite na comunidade do Cacimbão, em Sapucaia, Olinda. José Maria Estevão Santana, de 43 anos, faleceu às 3h25 do último sábado (21) no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e teve o corpo sepultado anteontem no cemitério de Beberibe. No registro de óbito consta que as causas da morte foram septicemia (infecção generalizada), meningite aguda, broncopneumonia e hemorragia pulmonar. A gerente de epidemiologia da secretaria de Saúde do município, Adriana Luna, afirmou que a equipe não trabalha com esquema de plantão e que, portanto, não tinha conhecimento sobre o caso. Neste ano houve três mortes confirmadas por meningite meningocócica, em Olinda, segundo a gerente da Divisão de Doenças Infecto-contagiosas do município, Shirlanne Oliveira. Essa é a forma mais grave e fatal da doença.

Segundo o secretário de Saúde de Olinda, João Veiga, o caso precisa passar por uma investigação para definir se a meningite foi mesmo a causa da morte. De acordo com Veiga, a infecção na meninge (membrana queenvolve o cérebro) pode ter provocado a infecção generalizada ou ter sido causada por ela. Segundo o secretário, caso o exame feito no Laboratório Central do estado indique que a bactéria presente no corpo de José Maria era a meningocócica, as pessoas que tiveram contato mais íntimo com o paciente irão receber drogas para prevenir a meningite.

Atenção - Até ontem, nenhuma equipe de Saúde de Olinda havia visitado a família de José Maria, na casa de número 300, na 3ª Travessa da Rua Friburgo. Ele estava há duas semanas trabalhando como ajudante de pedreiro e deixou a esposa e cinco filhos. Também sem emprego fixo e contando apenas com o auxílio de R$ 112 do Bolsa Família, Márcia Pereira da Silva, 35, agora está sozinha para cuidar das crianças. A mais velha, Adriana, tem 13 anos. O mais novo, João Lucas, tem 3. Os filhos eram a grande paixão da vida de José Maria, segundo a mulher dele. "No hospital, ele chorou e disse para eu cuidar desses meninos e que não era para eu ficar com ele no hospital. Disse para eu ir embora para casa por causa dos meninos", contou Márcia.

A notícia da morte do marido chegou aos ouvidos de Márcia quando ela menos esperava. Na sexta-feira à noite, ela deixou o HGV acreditando que o marido estava bem. Por isso, ia passar o sábado cuidando dos filhos e só voltaria ao hospital no domingo. Mudou de planos quando um vizinho ligou para o HGV e recebeu a notícia de que José Maria tinha morrido. "Fui logo para o quarto onde ele estava internado, mas já estava tudo vazio. Comecei a chorar", contou Márcia. Ontem véspera de São João, era José Maria quem ia fazer a canjica.


Do Diario de Pernambuco

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008624102414&assunto=71&onde=1

Nenhum comentário: