quarta-feira, 11 de junho de 2008

Prefeituras de Paulista e Olinda entram em acordo sobre os limites territoriais entre os dois municípios

O Ministério Público de Olinda realizou uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (11), para discutir a demarcação dos novos limites territoriais entre Olinda e Paulista.

As duas prefeituras e a promotoria entraram em acordo para assinar o termo e ajuste de conduta no dia 4 de julho. A Prefeitura de Paulista concordou também em repassar as áreas onde a população demonstrasse interesse em fazer parte do município de Olinda. Foi discutido também a situação dos atendimentos médicos mais graves que eram realizados pela Prefeitura de Olinda nessas áreas.

Na audiência, os prefeitos concordaram que os atendimentos serão repassados para as policlínicas de Olinda, mas para o município absolver a demanda da população foi acordado, entre os dois prefeitos, que ainda esse mês seriam solicitados ao governo do Estado recurso financeiro para assumir a população dessas áreas.

Após as eleições, será formalizado um plebiscito no local para a população votar em qual das cidades deseja permanecer. Logo após, será elaborado um projeto de lei e enviado a Assembléia Legislativa para ser votado.

Há cerca de um ano, os prefeitos de Olinda e Paulista acordaram que as áreas que estavam localizadas entre os limites das duas cidades passariam a fazer parte de Paulista. Foi realizado em parceria entre os técnicos das duas cidades e a população um estudo territorial dos limites de cada município.

A Prefeitura de Olinda também realizou este ano uma audiência pública para discutir o assunto. Na ocasião, foi elaborada proposta enviada ao FIDEM, na qual constava uma nova linha imaginária que iria materializar os limites e definiria a localização da população na área.

Participaram da audiência pública de hoje a prefeita de Olinda, Luciana Santos, o secretário de Planejamento Urbano, Oswaldo Lima Neto, o secretário de Saúde, João Veiga, o prefeito de Paulista, Ives Ribeiro, procuradores dos dois municípios e técnicos do IBGE e FIDEM.

OPINIÃO DO OLINDA URGENTE:

1. Trata-se de uma atitude criminosa da Prefeitura de Olinda para com o seu território e os cidadãos.

2. A Prefeitura de Olinda preferiu abrir mão do seu território para se livrar do "encargo" de ter que prestar serviços aos moradores.

3. Olinda que já teve seu território surrupiado, no passado, por Paulista, Igarassu e Recife, mais uma vez, viu sua Prefeitura agir de forma negligente.

4. De forma desumana, durante todo esse litígio, os moradores de Olinda foram punidos com a falta de atendimento dos serviços de Saúde.

5. A Prefeitura de Olinda só viu cifras e não vidas humanas.

6. Uma vergonha!

Nenhum comentário: