sábado, 7 de junho de 2008

Shows homenageiam 50 anos da Bossa Nova

Responsável pelo estouro da música brasileira no exterior, a Bossa Nova chega enxutíssima ao seu meio século de vida. Para não deixar a célebre data passar em branco, o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) preparou uma programação especial. Com o mote Bossa Nova: o samba diferente que ganhou o mundo, o CEMO realiza duas apresentações gratuitas no teatro Beberibe, Centro de Convenções. Os shows acontecem na segunda (9) e na terça (10), às 19h30.

Além das apresentações no teatro, também consta da programação uma série de concertos-aula em escolas municipais, estaduais e instituições públicas. De acordo com a diretora do CEMO, Anaide da Paz, a iniciativa pretende dar publicidade à importância do movimento não só para estudantes de música, mas para o grande público. "A Bossa Nova foi um movimento cultural brasileiro que faz parte da nossa história e extrapolou os limites do nosso país", ressalta.

Na segunda-feira, serão realizadas apresentações com ênfase para o instrumental, com atuação de jovens músicos profissionais como Breno Lira (guitarra), Roberto Silva (sax), Luiz Neto (baixo elétrico), Fernando Salomão (bateria), Fernando Torres (voz/sax/flauta transversal) e Edilson Staudinger (teclado). Já na terça-feira (10), ocorrem exibições de canto coral, inclusive de coro infantil, formado por alunos do CEMO.

Em todos os eventos, sucessos da Bossa Nova consagradas como Chega de Saudade, Samba de uma nota só, Wave, Eu sei que vou te amar e Garota de Ipanema serão apresentadas, intercaladas com relatos históricos sobre a criação e a trajetória do gênero que celebrizou o Brasil e projetou gênios do naipe de Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto.

BOSSA - A Bossa Nova surgiu em meio à efervescência cultural do Rio de Janeiro no final da década de 50. O termo faz originalmente alusão a um novo modo de cantar e tocar samba, mas, anos depois, começou a andar com as próprias pernas e ganhou o status de gênero musical. Não demorou para que o movimento ganhasse fama e botasse o pe no mundo. Oficialmente, porém, o termo Bossa Nova só foi reconhecido em 1958, quando chegou às lojas o famoso disco de João Gilberto com as músicas Chega de Saudade (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=200866210819&assunto=76&onde=1

Nenhum comentário: