sábado, 5 de abril de 2008

Mercado das Artes de Olinda reforça turismo

Carmo // Prefeitura de Olinda e Baquelivre Pernambuco promovem feira no sítio histórico

Sábado é dia de Mercado das Artes de Olinda, uma feira multicultural que reúne as mais diversas expressões do artesanato e da gastronomia do estado. A feira é uma realização da prefeitura de Olinda com a sociedade Baquelivre Pernambuco, na Praça do Carmo, das 12h às 20h. A proposta da feira é tornar-se em um dos destinos turísticos do estado. No espaço são montadas 56 barracas, customizadas e sinalizadas, para a exposição e comercialização dos mais diversos artigos, como antiguidades, esculturas, pinturas, bijuterias e acessórios, brechós, livros e produtos de design contemporâneo. O mercado conta também com área de alimentação, estimulando a degustação da comida regional. Neste espaço, chamado de "comedoria", chefs de grandes restaurantes de Olinda são convidados para elaborar e apresentar pratos especiais ao público.

O Mercado das Artes chega no momento em que a cidade vai ganhar duas novas grandes intervenções, a requalificação do Alto da Sé e do Fortim, áreas de Patrimônio Histórico e Cultural visitadaspelos turistas. Para a prefeita, Luciana Santos, o Mercado vem para somar os projetos já existentes, como o Olinda Arte em Toda Parte e o Mimo, tornando-se mais uma atração na agenda cultural da cidade, reunindo desde antiguidade a produção artística de qualidade. "Vamos fazer desse mercado uma passagem obrigatória para quem vem a Pernambuco, como as feiras mais visitadas em vários lugares do mundo, a exemplo da Porto Belo, Benedito Calixto, Pulgas, Covent Garden e a Camden Town. Sem dúvida, acredito que sairemos vitoriosos em mais essa iniciativa", comemora Luciana Santos.

A expectativa com a realização do Mercado das Artes de Olinda é que a feira possa contribuir com o desenvolvimento do Sítio Histórico, através da dinamização de atividades que reforcem sua identidade, além de fixar-se no calendário cultural de Pernambuco. É estimada para o primeiro ano da feira a visita de 88 mil pessoas que irão conferir, além da exposição de artigos, uma programação que contará com atrações musicais de artistas e bandaslocais. Com relação à venda dos produtos, o faturamento médio é de R$ 250 por barraca, semanalmente.

Para o sócio-fundador do Baquelivre Pernambuco, Felipe Santiago, o mercado tem também como objetivo unir negócio e arte. "Por Olinda ocupar uma posição de parque cultural, estamos querendo juntar lazer, cultura e negócio em um só lugar. Transformar a área em um local estruturado onde terá espaço para apresentar todas as formas de artes", diz Felipe.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/04/05/economia7_0.asp

Nenhum comentário: